Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Projeto Caminhos do IFBA começa nesta quarta (12) com o Campus Ubaitaba

Projeto Caminhos do IFBA começa nesta quarta (12) com o Campus Ubaitaba

Caminhos do IFBA é uma ação que visa aproximar a Reitoria da comunidade acadêmica dos 22 campi, com a realização de visitas às diversas unidades do Instituto. Em função do distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, as primeiras visitas serão feitas em formato on-line.
por Bárbara Souza publicado: 11/05/2021 14h39, última modificação: 21/05/2021 17h48

O campus Ubaitaba será o primeiro destino do projeto Caminhos do IFBA, uma ação que visa aproximar a Reitoria da comunidade acadêmica dos 22 campi, com a realização de visitas às diversas unidades do Instituto. De natureza pedagógica e administrativa, as visitas da Reitoria aos campi têm como um dos propósitos estabelecer “um canal de diálogo e de escuta recíproco e relacionado às questões de governança institucional”, como descrito no texto do projeto desenvolvido pelo Gabinete da Reitoria. A partir da perspectiva da gestão participativa e colaborativa, o objetivo “é estimular o debate institucional em rede, compartilhando e descentralizando soluções possíveis para as diferentes realidades dos campi da Instituto”.

Em função das medidas de distanciamento social impostas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, as primeiras visitas serão feitas em formato on-line. O primeiro encontro será com a comunidade do campus Ubaitaba na próxima quarta-feira, 12 de maio, das 9h às 12h, por webconferência da RNP.

O encontro com a comunidade do campus Ubaitaba será pela plataforma RNP e contará com a participação da reitora Luzia Mota e de outros(as) gestores(as) da Reitoria. O cronograma das visitas aos campi foi estabelecido a partir da localização das unidades que integram os territórios de identidade da Bahia e prevê para novembro próximo a realização das últimas visitas aos campi em 2021.

TERRITÓRIOS

CAPITAL

Salvador

11/2021

* As datas podem ser ajustadas conforme agenda da Reitoria ou calendário acadêmico dos campi.

PRÓXIMOS PASSOS

A metodologia do projeto Caminhos do IFBA define sua execução em cinco etapas ou “passos” no percurso de diálogos e encontros entre Reitoria e os campi. Num primeiro passo, a Reitoria realiza um levantamento das pautas consideradas mais relevantes para cada campus, a partir da consulta às Direções Gerais e comunidades acadêmicas dos campi. “Com isso, desejamos refletir junto com os dirigentes, as coordenações, os docentes, os técnicos(as)-administrativos(as) em Educação, terceirizados(as) e estudantes sobre essas pautas”, esclarece Philipe Murilo de Carvalho, da assessoria do Gabinete da Reitoria.

O segundo passo é visita efetiva aos campi por uma equipe da Reitoria, integrada pela reitora, Luzia Mota, e por um(a) gestor(a) de uma pró-reitoria e/ou de uma diretoria sistêmica, além de uma chefia de departamento. “O grupo que realizará as visitas será composto a partir das pautas elencadas nos levantamentos juntos aos campi”, detalha o texto do projeto Caminhos do IFBA.

Durante os encontros, a organização do Caminhos do IFBA produzirá um relatório e registrará o que ficou pactuado sobre deliberações e encaminhamentos definidos consensualmente como prioridade pela Reitoria e pela comunidade acadêmica do campus. Para assegurar o acompanhamento dos avanços de tais encaminhamentos será também elaborado um plano de ações com metas a serem atingidas.

O passo seguinte da implementação do Caminhos do IFBA é o monitoramento de cumprimento das ações por parte da Reitoria e dos campi. “Após 12 meses da visita realizada, novas visitas ocorrerão com o objetivo de obter uma prestação de contas do que foi alcançado e do que ficou pendente”, conforme descreve o projeto.