Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições abertas para programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica para estudantes

Notícias

As bolsas têm valores de R$ 400 para estudantes da graduação e R$ 200 para estudantes do ensino médio. Docentes orientadoras (es) dos projetos poderão submeter propostas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico, até o dia 21 de maio.
por Helen Sampaio publicado: 18/04/2021 20h56, última modificação: 18/04/2021 20h58

As inscrições para o período 2021-2022 dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), respectivamente, Pibic e Pibiti, iniciaram e seguem até o dia 21 de maio.

São ofertadas mais de 60 bolsas, segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), distribuídas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiros do IFBA nos programas. As bolsas da cota da instituição serão definidas após a aprovação do orçamento de 2021.

As seleções dos programas institucionais são regidas por cinco editais: PibicPibic-Ações Afirmativas e Pibiti, para estudantes do ensino superior; Pibic-EM e Pibiti-EM para estudantes do ensino médio. Os processos seletivos serão conduzidos a partir da análise das propostas dos projetos a serem executados por docentes e estudantes bolsistas, que deverão ser inscritas, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), pelas (os) professoras (es) orientadoras (es). É exigida titulação mínima de mestrado, vínculo efetivo em regime de trabalho de 40h ou Dedicação Exclusiva e que as (os) docentes integrem grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq e certificado pelo IFBA. Os editais foram lançados pela PRPGI como uma das ações de apoio à permanência e êxito das (os) estudantes da instituição no período 2021-2022.

Até duas propostas poderão ser submetidas por docentes com titulação de doutorado e apenas uma proposta por docentes com titulação de mestrado. Haverá reserva de uma vaga para recém-mestras (es), pelo sistema de cotas.

As (os) estudantes indicadas (os) às bolsas deverão: estar regularmente matriculadas (os), sendo necessário, no caso das bolsas para graduação pelas ações afirmativas, que o ingresso no IFBA tenha ocorrido por meio de cotas e, para o Pibic, que estejam cursando a partir do segundo semestre; apresentarem desempenho acadêmico satisfatório e; não possuírem vínculo empregatício.

Com os valores de R$ 400 para graduandas (os) e R$ 200 para estudantes do ensino médio, as bolsas serão concedidas pelo período de 12 meses, a partir do dia 1º de outubro.

Acompanhe novas informações sobre os processos seletivos na página da PRPGI.