Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais ganha nova minuta, que será discutida em audiência pública
conteúdo

Notícias

Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais ganha nova minuta, que será discutida em audiência pública

A discussão do documento será ampliada à comunidade, entre os dias 10 e 15 de setembro, por meio de consulta pública. As propostas serão debatidas em audiência pública, no dia 20, e retornarão à pauta do Consup, no próximo dia 24.
por Helen Sampaio publicado: 09/09/2021 10h53, última modificação: 09/09/2021 10h53

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) discutiu nos últimos dias 1º e 2 de setembro, em sua 6ª reunião extraordinária, o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais acadêmicas e administrativas da instituição.

Shirley_relatora consup.png
Shirley Pimentel é representante dos TAEs no Conselho Superior do IFBA

Shirley Pimentel, relatora do plano e representante dos técnicos administrativos em Educação (TAEs) no Consup, avaliou o debate como positivo. “Foi um momento bastante válido e proveitoso, visto que as representações docente, discente, TAE e do sindicato puderam apresentar os anseios da comunidade acerca do retorno gradual e seguro às atividades presenciais. Apesar de ter sido um debate bastante cansativo, avalio que, diante de um tema tão sensível para o contexto da pandemia, que ainda estamos vivendo, as deliberações merecem todo o cuidado e cautela que o Conselho Superior demonstrou”, disse.

A pedagoga do campus Barreiras sinalizou como pontos de maior destaque da reunião: a vacinação compulsória de servidores (as); a garantia de que estudantes já pudessem estar vacinados (as) quando do retorno de todas as atividades presenciais; a prioridade de liberação de atividades presenciais para estudantes concluintes que dependem de atividades práticas, aulas de laboratório e estágios supervisionados; as condições financeiras dos campi para o retorno presencial, frente ao corte orçamentário de 23% na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. 

Será realizada uma consulta à comunidade IFBA, entre os dias 10 e 15 de setembro, com base na nova minuta do plano, elaborada a partir das alterações do Consup; uma audiência pública, no dia 20 de setembro e apresentará as propostas ao Conselho, que voltará à discussão no dia 24 de setembro. As contribuições ao Plano de Retomada serão recebidas, via SUAP, através de formulário eletrônico estrutural. 

Como encaminhamento, foi definida uma comissão formada por conselheiras (os) do Consup, representantes de todas as categorias, entre as (os) quais, Shirley. O grupo realizará: uma consulta à comunidade IFBA, entre os dias 10 e 15 de setembro, com base na nova minuta do plano, elaborada a partir das alterações do Consup; uma audiência pública, no dia 20 de setembro e apresentará as propostas ao conselho, que voltará à discussão no dia 24 de setembro. As contribuições ao Plano de Retomada serão recebidas, via SUAP, através de formulário eletrônico.

“O entendimento da necessidade de um Plano de Retomada é praticamente unânime entre a comunidade, visto que precisamos ter previsibilidade para melhor planejar cada etapa do retorno. Em que pese à urgência de aprovação do plano, a compreensão do conselho, seguindo o parecer da relatoria, foi pela garantia de uma maior participação direta da comunidade na construção do documento, de modo a criar um ambiente de mais diálogo, engajamento e efetividade das deliberações. O documento produzido pelo comitê central foi fruto de muito debate e pesquisas por parte daquele grupo, merecendo ajustes e refinamentos para melhor representar a heterogeneidade que é a multicampia do IFBA”, ponderou. 

Retrospectiva

O Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais acadêmicas e administrativas do IFBA teve sua construção iniciada no âmbito do Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Covid-19). De acordo com Shirley, o processo foi iniciado em abril desse ano e, no mês de maio, foi enviado aos campi para que os comitês locais pudessem promover debates com a comunidade e, posteriormente, enviar as propostas ao comitê central (composto por membros dos comitês locais de cada campus) que as analisou.

A minuta do plano foi, então, apresentada pelo comitê central ao Colégio de Dirigentes (Codir) às representações estudantis dos campi, conselheiros do segmento discente do Consup e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no dia 23 de agosto, e às (os) servidoras (es) TAE da Reitoria e do Polo de Inovação, no dia 27 de agosto. Ainda segundo a conselheira, ocorreram iniciativas pontuais de debate da minuta com a comunidade, com o objetivo de subsidiar o parecer apresentando ao Consup.

 

Notícia relacionada: IFBA convoca TAEs lotados na Reitoria e Polo de Inovação para discutir retomada gradual das atividades presenciais

IFBA discute retomada das atividades presenciais com representações estudantis