Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Núcleo de Produção Digital é incorporado à Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional
conteúdo

Notícias

Núcleo de Produção Digital é incorporado à Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional

por Janaina Marinho publicado: 21/01/2021 10h52, última modificação: 21/01/2021 10h52

O antigo Núcleo de Produção Digital (NPD) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) acaba de ser incorporado à estrutura da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM), estrutura sistêmica que funciona na Reitoria, em Salvador. Com mais essa etapa do processo de recomposição e fortalecimento da DGCOM, iniciado em 2020, a partir da reintegração de parte das servidoras que estavam em outros setores, a produção audiovisual passa a ser realizada no setor – conforme as atribuições do regimento.

“A Dgcom é responsável pelas ações de comunicação do IFBA de forma sistêmica, que incluem também a utilização de ferramentas audiovisuais. Com a incorporação da TV IFBA à Diretoria, dois aspectos são fortalecidos institucionalmente. A área audiovisual fica posicionada no setor que, de fato, possui profissionais e conhecimento para desenvolver atividades de comunicação em vídeo e áudio. Além disso, o setor pode lançar mão de estratégias que dialoguem com mais perfis de públicos e trabalhem outras frentes de atuação, como programas com conteúdos mais aprofundados, com entrevistas com pesquisadores, por exemplo.”, explica Laís Andrade, diretora da DGCOM.

A expectativa é que haja um fortalecimento da Comunicação Institucional do IFBA com a potencialização do uso de recursos audiovisuais. “Com a incorporação do NPD à DGCOM esperamos dar mais consistência e otimização na produção audiovisual institucional. Sabemos que, nos tempos atuais, a importância da potencialização dos meios de comunicação institucionais são fundamentais em processo de interlocução transparente e responsável, tanto com a comunidade interna como com a sociedade baiana, ainda mais em uma instituição que oferece ensino público de qualidade como a nossa”, pensa Jancarlos Lapa, reitor em exercício.

Para o servidor relotado André Almeida, as ações de comunicação devem ser fortalecidas nos próximos meses. “Haverá uma integração da parte técnica de produção audiovisual aos elementos de comunicação institucional que estão agregados na DGCOM e isto certamente dará uma maior visibilidade e qualidade às ações comunicativas que serão realizadas”, comemora.

O NPD tem atuação em dois grandes eixos. A produção de conteúdo de vídeo para a TV IFBA (com programas fixos como o Giro IFBA e o Minuto IFBA), e veiculação nas redes sociais e o fomento do audiovisual junto à comunidade, (com realização de formações, eventos e mostras). “Com a incorporação, sabemos que a TV IFBA será absorvida imediatamente à rotina da Dgcom, pois é um projeto muito mais amplo em termos comunicacionais. As demais atividades, associadas ao NPD, devem seguir os trâmites necessários internos e externos para torná-lo viável”, explica Laís Andrade, sobre a continuidade da atuação do Núcleo.

Para melhor desempenho da equipe, André Almeida deseja que a instituição dê mais espaço ao setor audiovisual. “Espero que haja investimento na qualificação da equipe e da liderança, com cursos de aprendizagem dos softwares e ferramentas utilizados para o processo de comunicação. Outro ponto seria o planejamento antecipado das atividades da equipe com prazos prolongados para entrega e a manutenção de um ambiente de trabalho com relações leves, positivas e prazerosas. Espero contribuir com ações proativas e positivas sem dúvida, uma vez que pretendo somar meus conhecimentos e experiências agregando valor e melhorias às atividades do setor”, conclui o servidor.

 

registrado em: ,