Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais: inscrições para processo seletivo começam no dia 4
conteúdo

Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais: inscrições para processo seletivo começam no dia 4

O curso visa capacitar profissionais nas linhas de pesquisa de “Caracterização de materiais e Integridade Estrutural” e de “Processamento de Materiais.
por Bárbara Souza publicado: 01/06/2021 15h32, última modificação: 01/06/2021 15h32

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou na última segunda-feira (31) o Edital nº 08/2021/PRPGI/IFBA, que dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais (PPGEM), no semestre letivo 2021.2. O curso visa capacitar profissionais nas linhas de pesquisa de “Caracterização de materiais e Integridade Estrutural” e de “Processamento de Materiais”.

Podem participar da seleção profissionais que tenham concluído curso de graduação ou candidatos(as) que estejam concluindo curso de nível superior, devendo comprovar a conclusão nos termos do Edital para efetuar a matrícula. Os(as) candidatos(as) devem efetuar as inscrições, exclusivamente via Internet através do e-mail ppgem.ssa@ifba.edu.br , no período de 4 a 30 de junho de 2021.

O processo de seleção constará de duas etapas eliminatórias e classificatórias: (1) análise de documentação e (2) análise de plano de trabalho e entrevista.

Serão ofertadas 16 (dezesseis) vagas, sendo: 11 (onze) vagas para preenchimento a partir da classificação da modalidade ampla concorrência; 04 (quatro) vagas para preenchimento a partir da classificação de autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), conforme o item 4.2 do edital; e 01 (uma) vaga para preenchimento a partir da classificação de pessoas com deficiência (PcD), conforme descrito no item 4.3 do edital. Serão classificados para análise do plano de trabalho e entrevistas, em ordem decrescente da nota da análise documental, o quantitativo de até 32 (trinta e dois) candidatos.

O curso será desenvolvido em calendário a ser definido pela Coordenação do PPGEM, com aulas podendo ocorrer em dias úteis, no horário das 18 horas às 22 horas, e aos sábados das 08 horas às 18horas.