Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Materiais de higiene arrecadados para pessoas em situação de rua são entregues às instituições
conteúdo

Materiais de higiene arrecadados para pessoas em situação de rua são entregues às instituições

por Henrique Soares publicado: 23/12/2021 09h10, última modificação: 23/12/2021 09h10

A campanha “Ação Mãos Que Aproximam”, projeto acadêmico de ação social voltado a pessoas em situação de rua realizada por 12 estudantes do curso de tecnologia em eventos do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), entregou, nos dias 10 e 11 de dezembro, 112 kits  com materiais de higiene pessoal a duas instituições filantrópicas da capital. 

De acordo com a organização da campanha, cada instituição recebeu 56 kits contendo cada um sabonete, creme dental, escova de dente, duas máscaras, toalha e pacote de absorvente (no kit feminino) e as duas também receberam mais 23 kits (extras) contendo sabonete, creme dental, escova de dente, duas máscaras e pacote de absorvente (no kit feminino).

De acordo com a estudante Heide Pandini, idealizadora da campanha, essa foi a primeira vez que a maioria dos (das) integrantes da equipe participaram de um projeto social. “Escrever o projeto, ter atenção com os termos utilizados, tudo trouxe um aprendizado e sensibilidade. No decorrer da ação, ver a adesão das pessoas, como se dedicaram e se uniram ao nosso propósito foi muito gratificante”. Ela também cita a entrega dos kits, conhecendo internamente as duas instituições e a estrutura que oferecem aos assistidos.  Heidi relata que, durante a entrega às instituições, os alunos ouviram como os (as) voluntários (as) lidam com as pessoas em situação de rua e, segundo ela, ouvir tudo isso “foi emocionante, é um trabalho de muito respeito e acolhimento”.

Pandini explica que em razão das recomendações de distanciamento social seguidas pelo IFBA em razão da pandemia de Covid-19, o projeto foi pensado para deixar que as equipes das próprias instituições parceiras fizessem as entregas diretamente, agendadas para 18 e 22 de dezembro.  

A professora Chelly Souza, orientadora do projeto, acredita na relevância de campanhas como a dos (das) estudantes de eventos porque são atos “de amor, de empatia, de pensar no próximo, com a Covid o índice de desemprego, vulnerabilidade, aumentou exponencialmente, levando muitas pessoas a irem para as ruas, por falta de alternativa mesmo. Então, é necessário que a gente se coloque no lugar do outro e faça o que nos é possível. Mas, olhando sob o ponto de vista do curso, é uma oportunidade de aliar a teoria à prática, uma vez que um evento com o viés social, demandam estratégias diferentes que não podem ser ignoradas. Foi uma oportunidade de aprendizado para todos nós, alunos, professores e instituição”.

Mais informações: acaomaosqueproximam@gmail.com ou  @maosqueaproximam.    

Notícias relacionadas: Campanha de estudantes vai arrecadar materiais de higiene para pessoas em situação de rua

Henrique Soares é jornalista da Divisão de Comunicação (Dicom) do campus Salvador