Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Lançado podcast Vozes do IFBA
conteúdo

Notícias

Lançado podcast Vozes do IFBA

O canal de comunicação lança novas perspectivas para valorização do conhecimento da comunidade interna e já estreia com a participação de três psicólogas do IFBA falando sobre saúde mental

por Luize Meirelles publicado: 29/01/2021 23h13, última modificação: 30/01/2021 19h42

Um novo canal de comunicação para dar voz às diversas vozes do IFBA. Com esse objetivo, é lançado hoje, dia 29 de janeiro, o primeiro podcast oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

"Vozes do IFBA" é uma iniciativa da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom), que amplia as possibilidades de divulgação oficial de informação qualificada e com a participação da comunidade interna. De acordo com a chefe do Departamento de Jornalismo e idealizadora do projeto, Bárbara Souza, a criação do canal vai ao encontro de características importantes do IFBA, como dimensão, presença em 22 cidades baianas e comunidade formada por mais de 33 mil pessoas.

"Uma instituição deste porte e com essa capilaridade geográfica precisa de canais de comunicação que cheguem a todas as pessoas e deem voz aos diversos segmentos desta comunidade: estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos, gestoras e gestores, terceirizadas e terceirizados", afirma Souza.

O podcast apresenta características que podem dar conta do objetivo proposto. Na página do "Vozes do IFBA", a ferramenta aparece definida como um programa de áudio sob demanda, que o ouvinte pode escutar quando quiser, diferente dos programas de rádio tradicionais, baixando da internet ou acessado em serviços de streaming. "Pelo formato em áudio e facilidade de acesso e compartilhamento, certamente o podcast é um dos melhores meios para captar as diversas vozes da comunidade e contribuir para que muito mais pessoas possam ouvi-las", destaca a jornalista.

O programa de estreia já cumpre com a proposta, pois apresenta três perspectivas sobre o tema saúde mental - uma referência à campanha nacional Janeiro Branco -, a partir de entrevistas com três psicólogas do Instituto.

As entrevistadas são Gilsie Siebra, que atua no campus Lauro de Freitas, Lívia Pereira, que integra a Diretoria de Políticas Afirmativas e Ações Estudantis (Dpaae), e Ludmila Gondim, que desenvolve atividades no Departamento de Qualidade de Vida (Dequav), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). As três profissionais fazem parte da Comissão Central Permanente de Prevenção e Promoção de Saúde Mental.

A produção da primeira edição do Vozes do IFBA envolveu seis profissionais  da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom): Maíra do Amaral (apresentação), Laís Andrade (programação visual), Bárbara Souza (edição de conteúdo), Raimil Santarém (edição de áudio), Luize Meirelles (roteiro) e Teresa Bahia (produção).

Acompanhe Vozes do IFBA!

 

registrado em: