Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Instituto Tecnológico da Colômbia recebe propostas de professores da Rede Federal para cursos colaborativos virtuais

Docentes do IFBA interessados em apresentar propostas de cursos conjuntos têm até o dia 7 de julho para manifestar interesse. Nesta quarta-feira (30), às 10h30, o Conif promove evento virtual sobre Aprendizagem Colaborativa Online que visa esclarecer sobre o processo de elaboração de cursos colaborativos.
por Bárbara Souza publicado: 29/06/2021 16h40, última modificação: 29/06/2021 17h46

Instituição parceira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o Tecnológico de Antioquia (TdeA), da Colômbia, está recebendo propostas de professores(as) da Rede Federal, para trabalharem em parceria com docentes do TdeA, no planejamento de cursos virtuais conjuntos a serem ofertados a estudantes brasileiros e colombianos.  O catálogo de disciplinas para a realização de Cursos Conjuntos no período 2021-2 foi compartilhado recentemente pela Diretoria de Internacionalização do TdeA (ver no fim da matéria).

Os(as) docentes interessados(as) em propor cursos com o método de aprendizagem colaborativa on-line devem enviar as propostas para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), até às 18h do próximo dia 7 de julho de 2021, através do formulário https://forms.gle/USvtouiu56gMzkA66 . A submissão da proposta não garante a realização do curso.

Os(as) professores(as) que tenham interesse na iniciativa, mas não se enquadrem nos temas/disciplinas listados, podem sugerir uma colaboração que tenha similaridade com a oferta educativa do TdeA. Para consultar a lista de cursos da instituição clique aqui.

O formulário de envio de propostas está dividido em duas seções, sendo a primeira destinada aos(às) docentes que se identificam com as disciplinas listadas no documento da convocatória, e a segunda seção para aqueles(as) que queriam postular novas propostas junto à instituição colombiana.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON-LINE

De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFBA, a proposta da colaboração é “parear professores das instituições da Rede Federal com professores do TdeA para que estes possam trabalhar no planejamento de disciplinas, desde os objetivos de aprendizagem até métodos de avaliação, de modo a estimular o desenvolvimento de competências globais dos(as) estudantes de ambos os países”. A proposta é que as atividades sejam feitas em português e em espanhol, por meio de plataforma EaD. As turmas poderão ser de aproximadamente 35 alunos entre brasileiros e colombianos.

Os cursos conjuntos colocam especial ênfase no processo colaborativo desenvolvido entre professores e estudantes das Instituições de Ensino Superior ou outras entidades participantes, através de estratégias e ações conjuntas, realizadas por docentes e alunos(as) para o desenvolvimento do processo de ensino.

Um curso Collaborative Online International Learning (COIL, sigla em inglês) é um curso de aprendizagem colaborativa numa perspectiva internacional, por meio de plataformas on-line, estratégia que promove o desenvolvimento de competências interculturais por meio de ambientes de aprendizagem compartilhados, utilizando ferramentas virtuais e inovadoras.

PROFESSOR DO IFBA PARTICIPA DE EVENTO DO CONIF

Nesta quarta-feira (30), às 10h30, o Conif realizará evento virtual sobre Aprendizagem Colaborativa Online, através da plataforma GoogleMeet (link: https://meet.google.com/oir-nfjk-zeu) visando esclarecer sobre o processo de elaboração de cursos colaborativos virtuais. A convite do Conif, o professor Leonardo Rangel, do IFBA, Campus Salvador, participará, juntamente com os docentes Wallace Lira e Éverton Arruda, do IFAM, farão relato sobre suas experiências de participação na edição anterior da Convocatória do TdeA.

CURSOS CONJUNTOS NO PERÍODO 2021-2 – DISCIPLINAS

A seguir, o catálogo de disciplinas para a realização de Cursos Conjuntos no período 2021-2 divulgado pela Diretoria de Internacionalização do Tecnológico de Antioquia (TdeA), da Colômbia.

PROGRAMA ACADÊMICO

DISCIPLINAS

PROFISSIONAL EM CRIMINALÍSTICA

Computação forense