Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições para mestrado interinstitucional em Ciências Contábeis começam em janeiro

Iniciativa é fruto de convênio entre o IFBA e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
publicado: 22/12/2021 15h55, última modificação: 07/01/2022 09h33

Por Maria Gabriela Vidal *

A partir do próximo dia 10 de janeiro de 2022 e até às 17h do dia 21/01/2022, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Seleção e Admissão ao Corpo Discente do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis, para o ano letivo de 2022, na modalidade interinstitucional (Minter). A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Edital do programa denomina a principal área de concentração dos estudos e pesquisas por “Informação Contábil”. O documento ainda expressa os objetivos de produção e disseminação de conhecimentos relacionados à produção e utilização da Informação Contábil e Atuarial, visando a “acessibilidade e compreensibilidade da informação produzida, impactos do grau de disponibilidade nas decisões, além dos aspectos comportamentais de agentes no uso da Informação Contábil ou da Informação Atuarial”, como expressa o próprio Edital. Serão ofertadas até 15 vagas para o mestrado na modalidade Minter.

Podem participar da chamada pública os(as) servidores(as), graduados(as) ou concluintes de cursos de nível superior devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que aceitem participar, indistintamente, em qualquer uma das duas linhas de pesquisa do Programa. No caso de concluintes da graduação, ao longo do curso, o Colegiado do Programa definirá em qual linha de pesquisa o(a) discente irá desenvolver sua dissertação de mestrado.

O programa conta com duas linhas de pesquisa, criadas para operacionalizar o Ensino e a Pesquisa: a) Informações Contábeis para Usuários Externos: relacionada à informação contábil e atuarial voltada para os usuários externos à organização, que não têm acesso às decisões sobre a qualidade e à quantidade de informação contábil divulgada pelas organizações; e b) Informações Contábeis para Usuários Internos: relacionada à informação contábil e atuarial para os usuários internos da organização, ou seja, aqueles que têm acesso a um conjunto maior de informações e que participam do processo decisório da organização.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

As inscrições custam R$ 50,00 (cinquenta reais) e devem ser realizadas pelo formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdI7Ea6dolYL_sVz2MR-R9YPuICoWPwoMmz2e1AYUeqmjneUw/closedform. Para a inscrição será necessário anexar os documentos requisitados no Edital, cujo texto destaca a impossibilidade de complementação da documentação após a realização da inscrição.

Para inscrição no processo seletivo do Minter em Ciências Contábeis com a UFPE, consta do Edital, na alínea "c" do  item 2.9 como um dos documentos necessários "c) Declaração emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação -PRPGI do IFBA, informando que o servidor está habilitado a participar deste certame."

Para tanto, o(a) servidor(a) candidato(a) deverá solicitar a declaração, por e-mail, ao setor de Qualificação (qualificacaoprpgi@ifba.edu.br) , com um dia de antecedência  (24 horas), até penúltimo dia da inscrição.

O processo seletivo constará de duas etapas: a) Etapa eliminatória que consiste em uma prova de conhecimentos específicos e de inglês; e b) Avaliação do Curriculum Vitae do candidato.

Até quinze candidatos serão selecionados para participar do Mestrado na modalidade Minter. Eles serão classificados por ordem decrescente da nota final. Caso haja desistência de candidato aprovado/classificado até a data de encerramento da matrícula, será convocado o candidato aprovado e não classificado, obedecida a ordem de classificação.

Os(as) servidores(as) do IFBA aprovados(as) deverão assinar Termo de Compromisso com o IFBA, junto à PRPGI.

CRONOGRAMA

O Edital estabelece o prazo de 10/01/2022 a 21/01/2022 para as inscrições e a data de 16/02/2022 para o resultado final. Os períodos para a interposição de recursos, período de matrícula e início das aulas podem ser conferidos no Cronograma do Edital. O Resultado Final será publicado no Boletim Oficial da UFPE e disponibilizado no sítio eletrônico do Programa (www.ufpe.br/ppgcontabeis) e/ou da PRoPG (www.ufpe.br/propg).

Matéria relacionada:

* Supervisão da jornalista Bárbara Souza.