Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inclusão: Campus Barreiras lança editais para seleção de cursistas e tutores para curso de aperfeiçoamento
conteúdo

Inclusão: Campus Barreiras lança editais para seleção de cursistas e tutores para curso de aperfeiçoamento

Os editais são referentes ao curso de aperfeiçoamento para professores da educação: 'Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial - Caminhos para aprendizagem e inclusão' que tem como objetivo geral proporcionar formação a 1000 professores e profissionais da Educação Básica e que atendam estudantes surdocegos.
publicado: 04/10/2021 16h02, última modificação: 04/10/2021 16h02

O campus Barreiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tornou público aos interessados a abertura de Processo Seletivo Simplificado para a seleção de cursistas para o curso de aperfeiçoamento para professores da educação Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial-Caminhos para aprendizagem e inclusão. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro.

Link para inscrição do cursista: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZeHYK8TJCy5SisV6csPGHUrHu1QEO87wnSA38D6iAtU1x2Q/viewform?usp=pp_url  Mais informações no Edital nº 12, de 29 de setembro de 2021 (Cursista). 

O campus lançou também o Edital nº 11 de 29 de setembro de 2021, para seleção de tutores-bolsistas. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (4) até a próxima quarta-feira (6). O cronograma do Edital 11 está disponível no Anexo I

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdE_8g4eLxozBTG_d-VJ5MHJe8zgBJwLdNrTh8Fn-0zSZhxmQ/viewform?usp=pp_url

Os dois editais são referentes ao curso de aperfeiçoamento para professores da educação: Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial - Caminhos para aprendizagem e inclusão que tem como objetivo geral proporcionar formação  a 1000 professores e profissionais da  Educação Básica e que atendam estudantes surdocegos, possibilitando a construção por parte dos profissionais de uma práxis que atenda as demandas e especificidades da condição de surdocegueira e da deficiência múltipla sensorial. 

De acordo com o Gabinete da Direção Geral do Campus Barreiras, o curso terá carga horária de 90h, com previsão de início para o próximo mês de novembro e  conclusão em janeiro de 2022. Ainda segundo informações do campus Barreiras, o curso será composto por “um quadro de professores com notória especialização na área, e totalmente EAD, com atividades síncronas e assíncronas”.

“Devido à escassez de cursos de formação na área da surdocegueira, o aumento dessa condição causado pela Zika vírus, bem como o aumento do número de matrículas desse público nas escolas, esse curso terá de grande impacto positivo para a educação inclusiva no nosso país”, avalia a Direção Geral do campus.