Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > II Congresso Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA supera marca de 2000 participantes, dobro de inscritos na 1ª edição
conteúdo

II Congresso Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA supera marca de 2000 participantes, dobro de inscritos na 1ª edição

O evento, que acontece em formato remoto, já reúne mais de 400 autores(as) e discute papel da ciência, tecnologia e inovação para o futuro do planeta. Programação segue até a próxima terça-feira (7).
publicado: 05/12/2021 12h19, última modificação: 05/12/2021 21h15

Por Maria Gabriela Vidal *
Edição: Bárbara Souza

O II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA já registra resultados que traduzem o crescimento da participação da comunidade e a consolidação do evento. Até a última quinta-feira (2), mais de 2000 pessoas estavam inscritas no congresso, que reúne também mais de 400 autores, de acordo com o diretor executivo da PRPGI, André Martins. Ele enumera outros dados sobre a dimensão do evento, realizado em formato virtual: “28 minicursos, 14 palestras com variados temas englobando a pesquisa, pós-graduação e inovação, 65 seminários na categoria comunicações gerais e 159 seminários na categoria SICTI, ”. Na primeira edição do Congresso, em 2020, o evento contabilizou 1.084 inscritos(as), 9 minicursos, 10 palestras e 179 trabalhos submetidos. 

Iniciado na última segunda-feira (29), o Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA conta com apresentações de trabalhos, seminários e palestras em torno de diversos eixos temáticos. Na edição deste 2021, o evento tem como tema "O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação para o futuro do planeta", que norteia a abordagem e as temáticas apresentadas aos congressistas, envolvendo questões relacionadas à preservação do planeta, com destaque para iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável no Brasil.  

“O II Congresso de Pesquisa carrega em si o mais conhecido, e um dos, se não o mais importante encontro anual da instituição, o Seminário de Iniciação Científica. Como carro-chefe da pesquisa realizada na instituição, é sempre importante salientar a função da Iniciação Científica em promover a qualidade da formação e permanência e êxito dos estudantes, além de contribuir de forma significativa para os rumos da vida profissional dos estudantes”, pontua André Martins, que integrou a Mesa de Abertura do evento, na noite da última segunda-feira (29), mobilizando a comunidade externa e interna a refletir sobre os desafios impostos à produção científica dos pesquisadores do IFBA, sobretudo no período pandêmico.

A cerimônia de abertura da 2ª edição do Congresso contou com a participação da reitora do IFBA, Luzia Mota, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ivanildo Santos, da chefe do Departamento de Inovação, Deise Piau, da chefe do Departamento de Inovação, Deise Piau, Bruna Carmo Rehem, da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação, e de André Martins.

Ao longo da programação, diversos trabalhos têm sido apresentados e a expectativa é de que mais congressistas possam expor seus projetos durante os próximos dias do evento., que acaba na próxima terça-feira (7). 

INOVAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Com a temática “A função formativa da Iniciação Científica e os desafios no cenário de cortes de verbas para a pesquisa”, as palestrantes Naiaranize Pinheiro da Silva, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Huyra e Araújo, doutora na área de Ciência e Engenharia de Materiais, discutiram o atual cenário que mobiliza a superação de obstáculos frente ao corte orçamentário das instituições públicas. Na finalização do segundo dia do evento, 30, o doutor em Engenharia Industrial (Desenvolvimento Sustentável de Processos e Produtos), Juliano da Silva Lopes, diretor pro tempore do Polo de Inovação do IFBA, ministrou a palestra “O papel do Polo de Inovação na multicampia”.

Um dos pilares do Congresso, a inovação, foi um dos temas do terceiro dia de Congresso com uma discussão sobre Inovação e Propriedade Intelectual, com a apresentação de Henry Suzuki, sócio Fundador e Diretor Geral da Axonal Consultoria Tecnológica, titular da cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Ainda na quarta-feira (1º), foi realizada a mesa-redonda “Os desafios da pesquisa e pós-graduações nos Institutos Federais”, sob a condução dos palestrantes e pró-reitores Luciana Mazzutti (Propes/ IF Baiano), André Romero da Silva (PRPPG/Ufes) e Jancarlos Menezes Lapa (Proen/IFBA).

"A inovação está presente no evento principalmente a partir de duas atividades: as sessões de trabalhos do(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e das palestras convidadas nas quais discutiu-se temas como atuação do Polo de Inovação do IFBA na perspectiva da multicampia, aspectos relacionados à propriedade intelectual, inovação e patentes", avalia o pró-reitor Ivanildo Santos, que comemora a marca de 2000 inscritos no evento on-line, mas ressalta a importância das interações entre as pessoas em um evento da natureza do Congresso. "Em tempos 'normais', nada substitui o formato presencial, os encontros, a interação de bolsistas, congressistas, pesquisadores e palestrantes num espaço físico pujante de interações humanas em uma sessão de trabalhos acadêmicos, pela ritualística de acontecimento e interação social do começo ao fim".

Na noite de quinta-feira (02), quarto dia do evento, foram ministradas as palestras “Os IF como vetor de reorientação da agenda tecnocientífica brasileira”, do professor e escritor Renato Peixoto Dagnino e “Propriedade Intelectual e Patentes”, ministrada pelo doutor em Fármacos e Medicamentos, Hélio Santa Rosa. 

Para fechar a primeira semana do Congresso, na sexta-feira (03) foram iniciados os minicursos, dentre eles “A arte e cultura em torno dos beatos milagreiros nos sertões do nordeste do Brasil”, apresentado pelo doutor em Artes Visuais, Jadilson Pimentel e a “Oficina de audiodescrição de mapas, gráficos e figuras geométricas”, conduzida pela doutora em Educação, Deise Monica Medina Silveira. Ainda no quinto dia do evento foi realizada a mesa-redonda “Contribuições do Pibid e RP no panorama institucional de pesquisas”, conduzida pelos ministrantes Fernando Osvaldo Real Carneiro, doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Claudia Cunha Torres da Silva, especialista em Psicopedagogia. 

Ao término do quinto dia de Congresso foi apresentada a Mostra “Divulgação de Livros Publicados em 2021 por Servidores(as) do IFBA”. Estiveram presentes a mestra em Estudo de Linguagens, Verena Ferreira, a doutora em Pesquisa Agrária e Florestal, Allívia Rabbani, a mestra em Estudos Étnicos e Africanos, Cláudia Santos, a mestra em Gestão de Organizações Aprendentes, Maria das Graças Bittencourt Ferreira, a doutora em Ciências Sociais, Roselandia Coelho Rocha e a mestra em Educação, Maiusa Ferraz Pereira Santos. 

De acordo com a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação, representada pela professora Bruna Rehem, o Congresso vai além na missão proposta. “A partir do evento podemos oportunizar um espaço dinâmico para a popularização da ciência, cumprindo assim com uma das inúmeras atribuições de nossa instituição. É perceptível a satisfação de todos os participantes e nos dar a sensação de dever cumprido e que estamos diante de um evento de tremendo sucesso”, afirma.

"Gostaria de dizer da alegria e importância de uma divulgação de livros na qual, por mais de duas horas de live, seis mulheres apresentaram suas obras, fruto da dedicação e empenho que essas mulheres travaram nos últimos anos para que seus trabalhos pudessem ser publicados em formato de livros. Dizer também da importância de o Congresso promover uma assembleia aberta na qual a PRPGI coloca-se à disposição para dialogar, escutar e interagir com toda a comunidade de pesquisadores(as), como aconteceu ontem [sexta-feira, 03/12], um momento rico e potente com mais de duas horas de duração. São muitos aspectos e nuances que tornam esse evento especial, potente e significativo para mim, mas também, acredito, para a comunidade acadêmica do IFBA”, declara o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ivanildo Santos. 

Ainda estão previstos, para os dois últimos dias do Congresso, seminários, palestras e minicursos. É possível acompanhar toda a programação pelo canal da TV IFBA no Youtube. 

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza. 

Matérias relacionadas: 

Papel da CT&I para o futuro do planeta é tema do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA

 Inscrições para o II Congresso da PRPGI podem ser feitas até terça-feira (23)