IFBA lança chamada interna voltada para apoio ao empreendedorismo feminino afetado pela covid-19
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicou na última quarta-feira, 7, o Edital nº 01/2021/PRPGI/PROEX/IFBA - Mais Mulher Empreendedora para a seleção de propostas junto ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenas Empreendedoras (MPEs) e Empreendedoras Individuais, por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da covid-19.
A chamada interna vai selecionar propostas que contemplem atividades de consultoria direcionadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) geridos por mulheres, por meio de ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenas Empreendedoras (MPEs) e Microempreendedoras Individuais (MEIs), através de ações de remodelagem de negócios nas seguintes áreas: turismo, economia criativa, serviço de alimentação, beleza e artesanato, que foram afetadas negativamente pela pandemia da covid-19.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas eletronicamente até o próximo 19 de abril. O proponente do projeto deve ser servidor(a) efetivo(a) ou docente substituto(a). A publicação do resultado final está prevista para o dia 24 de abril.
Segundo Camila Félix, coordenadora institucional do Projeto no IFBA, a proposta do Instituto “é ser o agente condutor, dos conhecimentos e aprendizagem em aulas, que extrapole os ambientes virtuais de aprendizagem, ao processo de transformação, adaptação e mudança organizacional, que vai para além dos muros “frágeis” e sustentado pelos medos da covid da situação econômica das MPEs e MEIs, dos segmentos mais atingidos na Bahia por esta realidade”.
BOLSA MENSAL E CARGA HORÁRIA
Cada projeto proposto precisa contemplar o atendimento de, no mínimo, cinco Micro e Pequenas Empresas ou Empreendedores Individuais de uma das cinco áreas determinadas que tenham sido impactadas na pandemia e estejam localizadas na mesma região do campus do proponente. Cada proposta deve conter um cronograma de atividades para seis meses junto às empresas assessoradas.
As equipes podem ser compostas por servidores(as) técnico-administrativos(as) do quadro efetivo do IFBA, docentes (substitutos/as ou efetivos/as) e estudantes (obrigatório um de curso técnico) matriculados regularmente de nível técnico/superior/pós-graduação, sendo composta por, no mínimo, 50% de mulheres. Para ser proponente/coordenador do projeto é necessário ser professor substituto ou servidor técnico. Serão concedidas bolsas mensais para o coordenador do projeto no valor de R$ 1.050, e para estudantes com carga horária de 20h semanais no valor de R$ 400, por até seis meses.
IF MAIS EMPREENDEDOR
O Programa IF Mais Empreendedor Nacional é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico do IF Sul de Minas (Fadema) e tem como objetivo selecionar projetos
voltados ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais, que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da covid-19.
No IFBA, como explica Camila Félix, optou-se por focar a atuação em empreendimentos femininos de áreas específicas. “A opção por segmentar o nosso público em setores econômicos específicos e com foco no empreendedorismo feminino está ancorada em dois grandes motivos: O primeiro dos impactos da pandemia nos setores econômicos de Turismo, Economia criativa, Beleza, Serviço de alimentação e Artesanato, e segundo associado a necessidade de inserção da Mulher na construção de uma nova sociedade”, esclareceu.