Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA lança campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual
conteúdo

IFBA lança campanha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual

por Bárbara Souza publicado: 21/05/2021 15h02, última modificação: 21/07/2021 12h07

Na próxima semana, daremos início a uma campanha de comunicação institucional de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual.

Precisamos falar sobre assédio sexual, porque o enfrentamento passa por romper o silêncio sobre o assunto. Não temos medo de falar sobre o que, lamentavelmente, existe no Brasil, na Bahia e no IFBA. Não tememos expor feridas criadas por quem pratica um crime abjeto ao desrespeitar nossa existência, nossos corpos, nosso inalienável direito de dizer não.  “Paz sem voz não é paz, é medo”. Temos voz, não temos medo e não teremos paz enquanto qualquer uma ou um de nós se sentir ou estiver sendo vítima de assediadores no IFBA.

A quem se apressa a resumir tudo a um “lá vem blá-blá-blá”, sugerimos uma reflexão antes de tal conclusão. Há na história alguma luta, alguma transformação social, cultural ou institucional que tenha acontecido sem que uma sociedade, um grupo ou uma instituição tenha tido a coragem de falar sobre o problema, dar nomes a ele e reagir ao desconforto e às injustiças dele decorrentes?

O enfrentamento aos problemas, por mais espinhosos e antigos que sejam, por mais que se reproduzam há décadas - porque há décadas ninguém teve a disposição para enfrentá-los – começa pelo ato de admitir que existem e que precisam ser enfrentados e solucionados.

Vamos enfrentar o problema do assédio sexual no IFBA. A campanha, as palavras, os esclarecimentos, as informações, o espaço para escuta das vozes que cobram (legitimamente) e reclamam solução, a abertura ao debate e às críticas são passos fundamentais nessa caminhada. É só um começo? É um ponto de vista. Mas só avança numa caminhada quem começa a se mover.

Bárbara Souza
Chefe do Departamento de Jornalismo da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) do IFBA.