IFBA em Campo Formoso: implantação do campus pauta reunião entre reitora e prefeito
O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Campo Formoso vai ser entregue em dezembro. “O campus já está construído e a empresa responsável pela construção está fazendo apenas os últimos retoques”, afirma a reitora do IFBA, Luzia Mota, que recebeu o prefeito da cidade, Elmo Nascimento, na manhã desta quarta-feira (1) na Reitoria, em Salvador, para tratar do início das atividades da unidade de ensino no município, localizado a 400km da capital baiana.
“Estamos agora na luta para conseguir a autorização do MEC e os códigos de vagas de servidores para que nós possamos iniciar o funcionamento do campus”, declara a reitora. Ela ressalta que já foram investidos recursos da ordem de R$ 23 milhões na construção dos campi de Jaguaquara e Campo Formoso [a obra foi iniciada em 2018].
De acordo com o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, que também participou da reunião na Reitoria, a meta do IFBA é dar início às atividades do campus Campo Formoso em 2022, no primeiro momento através da oferta de Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada). Para viabilizar o funcionamento pleno do campus, com a oferta de cursos técnicos, por exemplo, a autorização do Ministério da Educação é imprescindível, assim como a autorização dos códigos de vagas e a garantia de recursos orçamentários para a unidade de ensino.
“Não tenho dúvida: a chegada do Instituto Federal da Bahia - reconhecidamente um grande potencial de ensino, capaz de identificar vocações e potencializar o desenvolvimento dessa população tão carente - é uma grande vitória não só para Campo Formoso, como para toda a nossa região, principalmente para as pessoas mais carentes terem as mesmas oportunidades de pessoas de famílias que têm condições melhores”, afirma o prefeito Elmo Nascimento, ao destacar que a implantação do campus IFBA em Campo Formoso irá contribuir para a “redução das desigualdades naquela região”.
A reitora Luzia Mota explica que o IFBA já conta com um estudo de vocacionamento para o campus – com o diagnóstico sobre as demandas de cursos alinhadas à realidade do município e que contribuam da melhor forma para o desenvolvimento social e econômico da região. Ela ressalta que prefeitura [de Campo Formoso] também tem um estudo dessa natureza e devem ser realizadas audiências públicas “para ouvirmos a comunidade e criar esse movimento de implantação do campus para que ele seja bem integrado com a comunidade”.
Segundo o prefeito Elmo Nascimento, a expectativa da população de Campo Formoso para o início do funcionamento do campus do IFBA na cidade é “muito grande” e que “estamos todos muito ansiosos”. O gestor municipal destaca que “através da educação” é possível ampliar as oportunidades para o desenvolvimento da região. “É uma região das mais carentes do estado da Bahia, o Semiárido.
CURSOS
Turismo, meio ambiente, empreendedorismo e da área de saúde. O prefeito de Campo Formoso sintetiza assim as áreas com demandas de formação e capacitação que ele considera estarem entre as principais da cidade e região.
Ao falar sobre questões relativas ao meio ambiente, o gestor cita o Parque Nacional do Boqueirão da Onça, unidade federal de preservação da caatinga, “que é a característica do sertanejo”. “Precisamos explorar esse potencial e envolvendo a população que mora ao redor desse parque”, defende. Elmo Nascimento lembra ainda que há “grandes indústrias na área de mineração e na área de artesanato de gemas” no município. “Queremos capacitar nossa população para novas vertentes de energias renováveis – nós temos três parques eólicos no município e mais dois pedindo licenciamento no estado – e temos um potencial turístico muito grande, mas precisamos capacitar nossa mão de obra”, afirma.
Na conversa com a reportagem do Portal do IFBA, o prefeito enfatizou o fato de o município ter “uma das maiores populações quilombola do estado, que fica na região de Laje dos Negros e São Tomé”, e qualificou como “um grande desafio” a capacitação de profissionais “para a saúde pública de qualidade chegar principalmente à zona rural”, onde reside a população quilombola do município. De acordo com estimativas do IBGE, em agosto de 2021, a população de Campo Formoso era de 71.754 habitantes.
A implantação do campus IFBA Campo Formoso vem sendo planejada em parceria com a Prefeitura e pautado reuniões entre gestoras(as) do Instituto e da administração municipal. Neste ano, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), Juliana Mousinho, esteve na cidade para participar de discussões com prepostos da prefeitura acerca do assunto. A pró-reitora da Prodin também participou, através de webconferência, da reunião realizada nesta quarta-feira (1) na Reitoria.