Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA destina recursos da Assistência Estudantil para apoiar estudantes dos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas
conteúdo

IFBA destina recursos da Assistência Estudantil para apoiar estudantes dos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas

O auxílio alcançará 932 estudantes em situação de vulnerabilidade social que já são atendidos pela assistência estudantil dos campi Jequié, Porto Seguro, Valença e Ubaitaba. O campus Ilhéus também destinou recursos para atendimento de estudantes afetados pela tragédia.
publicado: 03/01/2022 10h03, última modificação: 03/01/2022 10h27

No último 29 de dezembro, representantes da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e das Direções Gerais dos campi Barreiras, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Ubaitaba e Valença participaram de uma reunião para decidirem sobre as ações institucionais para acompanhar a situação das comunidades e assistir estudantes afetados pelas enchentes nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste do Estado.

Os(as) representantes das Direções Gerais relataram as dificuldades e as ações de enfrentamento para contenção da crise nos municípios de alcance dos campi do IFBA. Entre as ações efetuadas, estão a cessão de espaços para acolher famílias desabrigadas e para receber equipes de resgates, bem como a realização de campanhas para arrecadação de donativos.

No encontro, a reitoria informou o direcionamento de recursos para a assistência estudantil que serão revertidos para pagamento de auxílio emergencial específico para estudantes matriculados nos campi afetados pelas enchentes nas regiões Sul e Sudoeste da Bahia. Ao todo, serão descentralizados R$ 190.196,40 para pagamento de parcela única de auxílio emergencial para os estudantes dos campi localizados nas regiões atingidas pelas chuvas. O auxílio alcançará 932 estudantes em situação de vulnerabilidade social que já são atendidos pela assistência estudantil dos campi Jequié, Porto Seguro, Valença e Ubaitaba. O campus Ilhéus também destinou recursos para atendimento de estudantes afetados pela tragédia.

A Reitoria também irá solicitar formalmente à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), a garantia de recursos orçamentários para correção dos impactos das chuvas na infraestrutura dos campi.

Cacilda Reis, chefe do Departamento de Assunto Estudantis, da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), ressalta a importância da medida institucional de reforçar a assistência estudantil para fazer frente às dificuldades vivenciadas pelas famílias em decorrência do contexto de pandemia da Covid-19, que foram agravadas com as perdas e transtornos causados pelas chuvas. Para a efetivação desta ação, estiveram envolvidos a Dpaae, a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), as Comissões de Gestão da Assistência Estudantil (GCAE) e os Departamentos de Ensino e Administrativo dos campi.

Elis Lopes, chefe de Gabinete da Reitoria, salienta que o IFBA manifesta sua solidariedade com as perdas das famílias baianas e mobiliza esforços para acolher e assistir as vítimas da comunidade estudantil.