Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA destina recursos da Assistência Estudantil para apoiar estudantes dos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas

publicado: 03/01/2022 10h03, última modificação: 03/01/2022 10h27

No último 29 de dezembro, representantes da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e das Direções Gerais dos campi Barreiras, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Ubaitaba e Valença participaram de uma reunião para decidirem sobre as ações institucionais para acompanhar a situação das comunidades e assistir estudantes afetados pelas enchentes nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste do Estado.

Os(as) representantes das Direções Gerais relataram as dificuldades e as ações de enfrentamento para contenção da crise nos municípios de alcance dos campi do IFBA. Entre as ações efetuadas, estão a cessão de espaços para acolher famílias desabrigadas e para receber equipes de resgates, bem como a realização de campanhas para arrecadação de donativos.

No encontro, a reitoria informou o direcionamento de recursos para a assistência estudantil que serão revertidos para pagamento de auxílio emergencial específico para estudantes matriculados nos campi afetados pelas enchentes nas regiões Sul e Sudoeste da Bahia. Ao todo, serão descentralizados R$ 190.196,40 para pagamento de parcela única de auxílio emergencial para os estudantes dos campi localizados nas regiões atingidas pelas chuvas. O auxílio alcançará 932 estudantes em situação de vulnerabilidade social que já são atendidos pela assistência estudantil dos campi Jequié, Porto Seguro, Valença e Ubaitaba. O campus Ilhéus também destinou recursos para atendimento de estudantes afetados pela tragédia.

A Reitoria também irá solicitar formalmente à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), a garantia de recursos orçamentários para correção dos impactos das chuvas na infraestrutura dos campi.

Cacilda Reis, chefe do Departamento de Assunto Estudantis, da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), ressalta a importância da medida institucional de reforçar a assistência estudantil para fazer frente às dificuldades vivenciadas pelas famílias em decorrência do contexto de pandemia da Covid-19, que foram agravadas com as perdas e transtornos causados pelas chuvas. Para a efetivação desta ação, estiveram envolvidos a Dpaae, a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), as Comissões de Gestão da Assistência Estudantil (GCAE) e os Departamentos de Ensino e Administrativo dos campi.

Elis Lopes, chefe de Gabinete da Reitoria, salienta que o IFBA manifesta sua solidariedade com as perdas das famílias baianas e mobiliza esforços para acolher e assistir as vítimas da comunidade estudantil.