Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Salvador conclui curso de informática para funcionárias terceirizadas

Campus Salvador conclui curso de informática para funcionárias terceirizadas

Atividade faz parte do projeto CapacitADAS, do Núcleo Feminino de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (Lovelace)
por Jamile Teixeira publicado: 22/11/2021 08h20, última modificação: 22/11/2021 09h12

Cursodeinformticac.jpegO curso de extensão em Informática Básica, dirigido às funcionárias terceirizadas, foi concluído no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na última quarta-feira (17). A atividade, com carga horária de 10 horas, teve como objetivo capacitar as trabalhadoras que atuam na área da limpeza, possibilitando a ampliação de conhecimentos em ferramentas digitais importantes para o desenvolvimento de atividades cotidianas.

Lilian Maria conheceu mais sobre planilhas, e-mail e arquivosA encarregada de serviços, Lilian Maria Monteiro, participou do curso e relatou que “foi muito proveitoso para todas nós que participamos”. A funcionária que trabalha há sete anos no IFBA garante que tem interesse em realizar mais formações ofertadas pela instituição porque acredita que o futuro está na educação. “Conhecimentos sempre somam”. Lilian conclui: “Só tenho a agradecer por esta oportunidade às professoras idealizadoras deste projeto, ao IFBA por ceder o espaço e ao grande mestre Marcos”, finaliza.

Estudante de engenharia industrial elétrica do campus Salvador, Marcos Vinícius Portella foi selecionado através de processo seletivo simplificado para ministrar as aulas de informática.

Francismari compõe o corpo docente do curso de eletrotécnica

A coordenadora do projeto, professora Francismari dos Santos, explica que a atividade de extensão forneceu conhecimento básico em informática para as mulheres que cuidam do nosso espaço. “É importante que elas possam sentir que o IFBA, além de seu lugar de trabalho, é um lugar para elas se capacitarem também”. A docente afirma que a formação superou suas expectativas em relação ao interesse e motivação do público-alvo. “Ações como essa possibilitam a essas mulheres acesso a ferramentas que são importantes no cotidiano e também podem trazer incentivo para elas voltarem a estudar e... Por que não fazer algum curso no IFBA?” A professora do Instituto aponta: “Acredito que devemos promover ações que possam mitigar a desigualdade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia. Inclusive, nesse projeto, fizemos uma pesquisa para verificar a situação da participação das mulheres no IFBA, Campus Salvador, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão e podemos comprovar que, em muitas dessas áreas, essa desigualdade de gênero ainda é uma realidade”.

O curso de extensão é uma das ações do Projeto CapacitADAS, aprovado em edital do campus. Já o projeto é uma iniciativa do Núcleo Feminino de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (Lovelace) que integra o Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM) e conta com a participação das professoras Andrea Bitencourt e Renilda Fátima de Lima, além das estudantes: Amanda Sotero, Débora Zuleica Santos, Maisa de Sá e Yasmin de Jesus. A atividade contou ainda com apoios da Diretoria Adjunta de Administração, da Gerência de Serviços Auxiliares, da Divisão de Compras, da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias, da Diretoria de Ensino e da Diretoria Geral.