Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA assina acordo de cooperação com instituição colombiana

IFBA assina acordo de cooperação com instituição colombiana

por Iali Moradillo publicado: 01/03/2021 11h20, última modificação: 01/03/2021 11h53

Na última segunda-feira (22), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), assinou junto com outras 5 instituições da Rede Federal e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), um Acordo de Cooperação Plurilateral com a instituição colombiana Tecnológico de Antioquia - Institución Universitaria (TdeA).

O IFBA e os Institutos Federais do Amapá (IFAP), do Amazonas (IFAM), do Mato Grosso (IFMT), do Rio de Janeiro (IFRJ) e Farroupilha (IFFar) são os signatários do acordo. A parceria prevê, dentre outras ações, o fortalecimento do ensino do português e do espanhol como língua adicional, a formação e a capacitação de servidores, além da aproximação das instituições brasileiras e colombiana nas áreas de pesquisa e extensão.

O primeiro contato entre as instituições ocorreu em fevereiro de 2020, quando o Conselho liderou uma missão à Colômbia com o intuito de discutir possibilidades de cooperação em diversas áreas. “A aproximação com parceiros da América do Sul é uma das prioridades para as ações de internacionalização do Conselho. Esta parceria, em especial, tem apresentado bons frutos para a Rede Federal”, destacou Jadir José Pela, presidente do Conif.

Apesar do contexto de pandemia, o Conif, o TdeA e as instituições da Rede Federal mantiveram uma intensa aproximação, principalmente nas temáticas da internacionalização em casa e do intercâmbio virtual. “Dessa troca, surgiu o convite para que professores da Rede Federal participassem da convocatória para a elaboração de cursos colaborativos virtuais com professores da instituição colombiana”, explicou a assessora de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista. A expectativa é que em 2021 mais instituições da Rede desenvolvam programas colaborativos com a instituição colombiana e novas frentes de trabalho sejam estabelecidas, o que sedimentará a atuação da rede na Iberoamérica.

IFBA

Para a Coordenadora de Relações Internacionais, Paula Oliveira, a parceria com a instituição colombiana é estratégica para o IFBA por marcar o estreitamento dos laços de cooperação com a América Latina e viabilizar ações de internacionalização em casa através do desenvolvimento e oferta de cursos conjuntos em diferentes áreas do conhecimento.  “Em 2020, o IFBA ofertou dois cursos em colaboração com o TdeA, o que culminou na realização de um Colóquio Internacional com a presença de expositores de diversos países. Agora, com a formalização da parceria, esperamos desenvolver ainda mais. Sobre a internacionalização em casa, é interessante ressaltar que ela é um meio para democratização da experiência internacional.”, informou Oliveira.

TdeA

A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

Notícias relacionadas: Inscrições abertas para o Colóquio Internacional Epistemologias e Educação do Sul: Compartilhando experiências entre Brasil e Colômbia

Aprovada proposta de professor do IFBA para curso com instituto tecnológico da Colômbia

Instituto Tecnológico da Colômbia recebe propostas de professores para parcerias em cursos virtuais