Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA abre edital de apoio financeiro para cursos novos de Pós-Graduação
conteúdo

IFBA abre edital de apoio financeiro para cursos novos de Pós-Graduação

Podem participar do edital os campi do IFBA que ministram curso de educação superior. O pré-projeto apresentado deverá ter anuência do(a) diretor(a) geral do campus proponente. As propostas stricto sensu, nos níveis de mestrado e/ou doutorado, modalidade acadêmica e/ou profissional serão submetidas à Capes.
por Janaina Marinho publicado: 30/11/2021 14h47, última modificação: 30/11/2021 14h49

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), abre inscrições a partir de 15 de dezembro, para edital de apoio financeiro à Apresentação de Proposta de Curso Novo (APCN) de pós-graduação stricto sensu, níveis de mestrado e/ou doutorado, modalidade acadêmica e/ou profissional, para submissão ao processo de avaliação de APCN da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo é apoiar financeiramente a elaboração de APCN de pós-graduação stricto sensu em diferentes áreas do conhecimento para a implantação de cursos novos no âmbito do IFBA e submissão à Capes, conforme calendário a ser terminado pela Capes. 

Podem participar do edital os campi do IFBA que ministram curso de educação superior. O pré-projeto apresentado deverá ter anuência do(a) diretor(a) geral do campus proponente que sediará o Programa e onde o curso será ministrado.

Os(as) interessados(as) devem acessar o Edital nº 20/2021/PRPGI/IFBA de 26 de novembro de 2021, na página de Editais da PRPGI através do link https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2021 

As inscrições serão de 15/12/2021 a 31/05/2022. As dúvidas sobre o certame deverão ser encaminhadas ao e-mail dpgq.prpgi@ifba.edu.br

PRÉ-PROJETOS: REQUISITOS E SUBMISSÃO 

Os pré-projetos de APCN deverão atender aos requisitos gerais definidos pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes para toda e qualquer área de avaliação; aos critérios e parâmetros específicos da área de avaliação a que elas se vinculam, conforme Documento Orientador da APCN disponível no Portal da Capes, e ao Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFBA, aprovado pela Resolução do Conselho Superior do IFBA (CONSUP/IFBA) n° 32/2014. Os pré-projetos para modalidade a distância deverão observar também as orientações dispostas na legislação vigente sobre o tema. Os pré-projetos devem ter alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ou Plano de Metas de pós-graduação do campus, além de possuir adequação e justificativa ao desenvolvimento regional e importância para o arranjo produtivo local. 

A submissão deverá ser realizada pelo(a) coordenador(a) do pré-projeto de APCN, servidor(a) efetivo(a) do IFBA e membro de Grupo de Pesquisa credenciado pela PRPGI, que se responsabilizará pelo preenchimento das informações no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Cada coordenador(a) do pré-projeto de APCN poderá submeter apenas um pré-projeto. Os pré-projetos deverão ser encaminhados via SUAP.

Cada pré-projeto deverá apresentar indicação de composição do corpo docente, com título de doutorado devidamente reconhecido, com jornada de trabalho de trabalho de 40 horas ou Dedicação Exclusiva (DE), composição mínima de acordo com critérios e parâmetros específicos da área de avaliação a que a proposta se vincule, conforme Documento Orientador da APCN. Caso o corpo docente seja composto por servidores(as) multicampi ou no caso de pré-projeto em associação interinstitucional, deverá apresentar documentos comprobatórios de anuência dos diretores gerais dos campi participantes e/ou instituição interessada. 

SELEÇÃO E RECURSOS

Serão selecionados, no máximo, cinco pré-projetos. A alocação de recursos financeiros será no valor total de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), definidos na programação orçamentária e financeira da PRPGI. 

Os pré-projetos serão avaliados pela PRPGI com base no mérito do pré-projeto e currículo do corpo docente e compreenderá as seguintes etapas: pontuação do pré-projeto e pontuação do currículo do corpo docente. As propostas selecionadas deverão ser submetidas em até dois calendários para submissão APCN determinados pela Capes. Após a submissão da APCN na Plataforma Sucupira, conforme prazos definidos no edital, o(a) coordenador(a) do pré-projeto de APCN deverá encaminhar à PRPGI, via SUAP, o comprovante da submissão.