Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFBA: a que se destina? Permanência e êxito, assistência estudantil, multicampia e gestão democrática pautam 1º dia do evento
conteúdo

IFBA: a que se destina? Permanência e êxito, assistência estudantil, multicampia e gestão democrática pautam 1º dia do evento

'Alcances, limites e possibilidades para um novo Regimento' foi tema de discussões de grupos de trabalho que apresentaram resultados na mesa redonda realizada na tarde da última quarta-feira (24). O pré-congresso termina nesta sexta-feira (26).
por Bárbara Souza publicado: 26/11/2021 08h33, última modificação: 26/11/2021 11h43

A última quarta-feira, 24, primeiro dia do evento IFBA: a que se destina? Trilhando caminhos para o Congresso Regimental, mobilizou a comunidade acadêmica em torno de atividades, reflexões e debates acerca de temas transversais à discussão que norteará o Congresso Regimental do IFBA, previsto para 2022.  O evento, prévio e preparatório ao Congresso Regimental, se estende até a próxima sexta-feira (26). 

O primeiro dia do pré-congresso contou com uma programação diversificada de atividades, realizadas nos turnos matutino e vespertino, a exemplo da conferência de abertura, intitulada “A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o IFBA frente às políticas educacionais do Brasil”. Com mediação da reitora do IFBA, Luzia Mota, a conferência foi ministrada pelo professor, historiador e cientista político Eliezer Pacheco, que já foi titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e pela presidenta do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina Fernandes, que é também reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Precedendo a conferência, os(as) participantes puderam assistir à apresentação musical da cantora e compositora Gabriela Sá, da região de Vitória da Conquista. O ato de abertura oficial do pré-congresso contou com a participação da reitora do IFBA, das(os) pró-reitoras(es) Ivanildo Santos (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPGI), Jancarlos Lapa (Ensino - Proen), Juliana Mousinho (Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura - Prodin), Marcelo Bispo (Administração e Planejamento - Proap) e Nívea Cerqueira (Extensão - Proex),,  diretoras(es) sistêmicas(os) Laís Andrade (Gestão da Comunicação Institucional – Dgcom), Marcilene Garcia (Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – Dpaae), Márcio Melo (Gestão da Tecnologia da Informação – DGTI) e Raul Queiroz (Gestão de Pessoas – DGP).

O vídeo com a íntegra da a apresentação artística, a abertura do evento e a conferência está disponível no canal da TV IFBA no YouTube por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=bMqsuVCTikA

PERMANÊNCIA E ÊXITO, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA 

No período da tarde foram realizadas quatro atividades. A mesa sobre Gestão Democrática e Multicampia discutiu trabalhos desenvolvidos por servidores(as) do IFBA relacionados ao assunto. “Políticas Afirmativas, Assistência Estudantil, Permanência e Êxito” foi o tema de outra mesa que discutiu trabalhos desenvolvidos por servidores do IFBA, como Políticas Afirmativas, Assistência Estudantil, Permanência e Êxito. Ambas atividades foram realizadas via conferência da RNP.

Em outra sala, o debate teve como foco o tema “Regimento do IFBA: alcances, limites e possibilidades para um novo regimento”, cujas reflexões e propostas foram compartilhados na mesa redonda que articulou a atividade de Grupos de Trabalho formados para discutir o assunto a partir de perspectivas diferentes e complementares.

Na tarde desta quarta-feira (24), também foi realizada a mesa redonda ‘IFBA, a que será que se destina?’, com o objetivo de apresentar à comunidade a estrutura organizacional do IFBA, as transformações e permanência no modelo organizacional da atual gestão, além de debater sobre como a estrutura organizacional pode representar a identidade desejada para o IFBA. O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tpvi61GL7tw

A cobertura completa do evento será publicada na próxima semana.