Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > I Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA acontece a partir dessa quarta-feira (18)
conteúdo

Notícias

I Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA acontece a partir dessa quarta-feira (18)

Com atenção à pluralidade, diversidade, criatividade e criticidade, evento planejado pela Reitoria em conjunto com 20 campi da instituição, somará mais de 40 atividades em três dias.
por Helen Sampaio publicado: 16/08/2021 16h30, última modificação: 19/08/2021 10h13

Promover o intercâmbio artístico-cultural, difundir a multiplicidade de expressões artísticas que são produzidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e impulsionar debates e reflexões sobre arte e cultura diante da pandemia da Covid-19. Esses são os objetivos do I Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA, que será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sob a coordenação do Departamento de Ações Culturais, Esporte e Lazer (Dacel).

Com transmissão pelo canal da TV IFBA no Youtube, a iniciativa foi elaborada em conjunto com 20 campi do IFBA. De acordo com a organização, mais de 40 atividades, entre apresentações artísticas, mesas temáticas e oficinas compõem a programação do festival apoiado nos conceitos de pluralidade, diversidade, criatividade e criticidade.

Os espaços foram desenvolvidos a partir da produção artística da comunidade IFBA e de parcerias com a Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe ( Reprotai), o bloco-afro Malê Debalê, a comunidade quilombola de Seabra e instituições de ensino, como os institutos federais do Sertão Pernambucano (If Sertão-PE) e do Rio Grande do Norte (IFRN) e as universidades federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Cariri (UFCA) .

Soraia Brito, chefe do Dacel e coordenadora geral do festival, conta que a ideia do evento se desenvolveu a partir da constatação do papel crucial que as artes e a cultura desempenham, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19, mantendo a relação das pessoas com a alegria, esperança e a criatividade, além de assegurar a saúde mental. No cenário do IFBA, Soraia pontua a relação do evento com os avanços institucionais já obtidos na área. “O festival também marca o contexto de implantação da Política e do Plano de Arte e Cultura do IFBA, entendida como elemento fundamental no processo de formação simbólica, estrutural e cidadã de nossos estudantes, afirmando o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento, o reconhecimento do direito à criação e fruição da diversidade de expressões culturais da humanidade, bem como a valorização e respeito aos direitos humanos, à diversidade étnica, territorial, geracional e de gênero”, sintetiza a chefe do Dacel.

Para participar das oficinas é necessário realizar inscrição prévia no site do festival. Haverá emissão de certificado para os participantes, sendo necessário o preenchimento da lista de presença.

Confira a programação do segundo dia do Festival Virtual de Arte e Cultura do IFBA pelo link:  https://portal.ifba.edu.br/proex/servicos/acoes-culturais/festival-virtual/

Mais informações no site do festival e no perfil do evento no Instagram @festvirtual.artecultura.ifba.