Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA recebe propostas até dia 27 de junho

Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA recebe propostas até dia 27 de junho

O programa de pré-incubação tecnológica tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de estudantes do ensino médio e superior da instituição, estimulando a transformação das ideias em negócios sustentáveis, por meio de hospedagem das ideias por 12 meses. As propostas devem ter caráter empreendedor e potencial inovador.
por Helen Sampaio publicado: 11/06/2021 15h13, última modificação: 21/06/2021 08h48

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe, até o dia 27 de junho de 2021, propostas para hospedagem de iniciativas tecnologicamente empreendedoras no Hotel de Projetos Tecnológicos (HP) da instituição. Com a retificação do edital nº 30/2020 da PRPGI, no último dia 14, o prazo para envio das propostas foi  prorrogado para o dia 27.06.

Regulamentado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pelo ato da Resolução n.º 21 de 25 de julho de 2017, o HP é uma iniciativa do Departamento de Inovação (Dinov) que aposta no protagonismo de estudantes do nível médio e superior, oferecendo capacitação, orientação, auxílio financeiro e acesso à estrutura física dos campi, para que as (os) discentes possam desenvolver negócios  sustentáveis.

Para submeter propostas, é necessária a participação, de forma prévia ou durante a pré-incubação da ideia, no curso de capacitação em empreendedorismo e inovação tecnológica, oferecido pelo Dinov ou através das coordenações locais das Unidades do Hotel de Projetos (UHP´s). A capacitação visa à formação de cultura para inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico no Instituto.

A submissão deve ser realizada através de preenchimento do formulário on-line de inscrição, ao qual devem ser anexados: o formulário de submissão de proposta (Anexo I) e o plano de trabalho a ela associado (Arquivo 1); comprovante de matrícula e histórico escolar de cada membro da equipe (Arquivo 2), ambos no formato PDF.

Será aceita uma única proposta por equipe proponente, que deve contemplar: o problema a ser resolvido; a solução indicada e um breve estudo de viabilidade técnica, econômica e mercadológica. A seleção ocorrerá a partir da avaliação das propostas de hospedagem e dos respectivos planos de trabalho, de acordo com o Barema e da realização de entrevista com a (o) líder e membros da equipe proponente.

Adesão nos campi - Atualmente, 16 campi do IFBA aderiram ao HP, tornando-se UHP’s: Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Vitória da Conquista, Salvador e  Simões Filho.

O processo de adesão envolve a indicação de docentes capacitados em uma das edições da formação de multiplicadores ofertada pela PRPGI, para que uma (o) atue na coordenação da UHP do campus e as (os) demais atuem no Colegiado da unidade e o comprometimento de ofertar, pelo menos a uma turma, o curso de capacitação para discentes durante o prazo da hospedagem.

A hospedagem – Os projetos aprovados são hospedados por 12 meses nas UHP’s dos campi que aderiram ao programa. Nesse período, são realizadas atividades de desenvolvimento das ideias que totalizam 20h semanais das (os) estudantes, distribuídas no período de vigência da hospedagem da proposta.

Desde a sua criação, o HP realizou a capacitação de 50 docentes que atuaram, posteriormente, como multiplicadoras (es) dos conhecimentos e capacitaram discentes para que se sentissem capazes de submeter propostas aos editais. No ciclo de 2020, 16 projetos concluíram a hospedagem. Para 2021, a equipe da PRPGI espera um número maior de propostas inscritas, já que, no próximo sábado (12), outras duas turmas de discentes concluirão a capacitação, totalizando 100 estudantes aptos ao desenvolvimento dos projetos. Nesse novo ciclo, serão ofertadas nove bolsas de coordenação e 12 para os projetos selecionados, que receberão cada um, o valor mensal de R$ 600.

Para a professora Deise, que é doutora em administração e mestre em desenvolvimento sustentável e meio ambiente, o HP representa uma oportunidade de “fomento da cultura empreendedora nos campus e, consequentemente, dos estudantes que, após a capacitação, iniciam um olhar diferenciado sobre possibilidades de prospectar parceiros e projetos inovadores”.

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas na página da PRPGI ou pelo e-mail inovaifba@ifba.edu.br, com a identificação do candidato no corpo do e-mail (nome completo, CPF, curso e campus).

CRONOGRAMA

Período de inscrição e recebimento de propostas – até 27/06  (após retificação do edital, em 14/06)

Divulgação da lista preliminar de propostas inscritas - 30/06

Período de recurso contra a lista preliminar de propostas inscritas – 01 e 03/07