Estudantes surdos do curso de mecânica apresentam TCC e deixam sua marca na história do IFBA
Diante do trabalho desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em prol da inclusão no processo educacional, já é possível comemorar um grande resultado. É que na última quinta-feira (29) quatro estudantes foram os primeiros surdos de cursos técnicos integrados a apresentarem trabalho de conclusão de curso (TCC) no campus Salvador.
Discentes do curso de mecânica, Adriano dos Santos, Cristian Seara, Djonathan Almeida e Milena Rodrigues apresentaram o trabalho de conclusão de curso “Desenvolvimento de um dispenser acessível multiuso inclusivo para a higienização das mãos”. Eles foram orientados pelo professor do campus Marcos César Ferreira e coorientados por Alessandra Calixto, também docente do campus.
Foto: Arquivo Pessoal
Marcos César explica que eles propuseram a criação de um dispenser acessível multiuso e inclusivo para higienização das mãos, voltado às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, para auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Ele destaca que os dispensers disponibilizados atualmente utilizam majoritariamente pedais e isso acaba dificultando ou até mesmo impossibilitando sua utilização por pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. “Por isso, esse dispenser usará um sensor por aproximação. Além disso, os equipamentos existentes no mercado são muito caros. O modelo apresentado aqui é de baixo custo”, pontua.
Quem também acompanhou os quatro estudantes no período foi a tradutora e intérprete do campus Salvador, Taís Borges. A realização do trabalho de forma remota tornou, segundo Taís, o processo bastante desafiador, porém prazeroso. “Qualquer tradução e interpretação exige um trabalho cognitivo árduo e não foi diferente nesse processo, principalmente por se tratar de um conteúdo extremamente técnico. Porém os estudantes tiveram êxito no processo, devido ao esforço deles e pela união de bons profissionais” e “a coesão dessa excelente equipe fez toda diferença no processo”.
Ela recorda que no período de entrega do plano operacional de montagem do projeto “foi bem engraçado ter combinado com eles às 7h da manhã para concluir a etapa, que se estendeu até às 12h, observar na videoconferência a carinha de sono deles, mas a disposição de superar as barreiras, linguísticas, tecnológicas e se ressignificarem”, conclui.
Primeira surda no ensino superior do IFBA
Em outubro de 2017, a estudante do bacharelado em administração do campus Salvador, Marcela Caldas, foi a primeira surda a concluir um curso superior na instituição. Na ocasião, Marcela analisou a comunicação ocorrida numa sorveteria de Aracaju onde o proprietário e os funcionários são surdos. Durante a pesquisa foi observado que a comunicação entre funcionários surdos e clientes ouvintes ocorria por meios como gestos, mímicas e linguagem escrita. Já quando o contato acontecia entre surdos e ouvintes fluentes em Libras, a comunicação era na língua de sinais.
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Comunicação – Campus Salvador