Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes do Campus Simões Filho conquistam os três primeiros lugares do Prêmio Jovem Petroleiro

Concorreram à premiação estudantes de ensino técnico e graduandas (os) de cursos de Engenharia de Petróleo ou Petróleo e Gás de instituições públicas e privadas de todo Brasil. Dentre os critérios de classificação, além de boas notas, histórico escolar exemplar e participação em atividades complementares.
publicado: 31/05/2021 14h08, última modificação: 31/05/2021 14h08

Por Hélio Rocha

Três Prêmios Jovem Petroleiro. Esse foi o saldo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Simões Filho, no IV Conepetro – Congresso Nacional sobre Engenharia de Combustíveis, ocorrido virtualmente entre os últimos dias 26 e 28 de maio. Felipe Shai (19), Isabele Chaves (17) e Adrian Sacramento (20) conquistaram as três primeiras colocações para o Ensino Técnico, ficando entre os melhores estudantes do Brasil nessa categoria.

Além da conquista tripla, o grupo de pesquisa ligado à coordenação do curso de Petróleo e Gás Natural (PGN) da escola - Gprama -, também se destacou durante o IV Conepetro. Os professores apresentaram um trabalho de recomposição ambiental e remoção de óleo com uso de biomassa, intitulado “Adsorção de petróleo de ambientes aquáticos utilizando resíduos agrícolas” (mais detalhes abaixo).

Concorreram ao Prêmio Jovem Petroleiro alunas (os) de ensino técnico e graduandas (os) de cursos de Engenharia de Petróleo ou Petróleo e Gás de instituições públicas e privadas de todo o país. Dentre os critérios de classificação, além de boas notas, histórico escolar exemplar e participação em atividades complementares. A avaliação foi feita por uma comissão de pesquisadores eleita pelos organizadores do evento.

A coordenadora do curso de PGN do Campus, Elba Gomes, conta que Felipe e Adrian iniciaram suas atividades de pesquisa no Instituto como voluntários, em 2019. “Eles são acompanhados pelos professores regulares do curso, e também pelos pesquisadores do Gprama. Já apresentaram trabalhos em eventos científicos como o PDPETRO e o Enconecta; e venceram o Edital Universal para qualificação em aulas práticas nos laboratórios de fluidos de perfuração e simulação em perfuração”, ressaltou.

Vencer o Prêmio Jovem Petroleiro não é novidade para Felipe. Ele conquistou o primeiro lugar na edição de 2018, e agora, o bicampeonato. “A satisfação não está apenas na realização, mas também no esforço e na experiência. Sou grato pelas oportunidades e, principalmente, pelo cuidado e o zelo com que os professores nos orientam”, disse.

Em segundo lugar, com a mesma pontuação do vencedor, ficou a aluna Isabele Chaves. Ela conta que foi selecionada e orientada pela profa. Dra. Camila Félix, que faz parte da Comissão Organizadora do Conepetro. “Esse foi meu primeiro projeto. Fiquei muito feliz em conseguir uma colocação tão elevada, concorrendo com estudantes de todo o Brasil”.

Adrian Sacramento classificou o prêmio como “um marco na vida acadêmica”. Para o futuro, muitos planos: “Quero cursar Engenharia Química, trabalhar na área e, quem sabe, fazer algo grande lá na frente”, anunciou.

LIMPANDO VAZAMENTOS DE ÓLEO COM O BAGAÇO DA LAVOURA

Utilizar a biomassa proveniente de rejeitos agrícolas para absorver óleo e recompor locais poluídos. Essa é a ideia por trás do trabalho “Adsorção de petróleo de ambientes aquáticos utilizando resíduos agrícolas”. O estudo foi apresentado no encerramento da IV Conepetro, no dia 28, pelo Grupo de Pesquisa em Resíduos Agrícolas e Meio Ambiente (Gprama), do IFBA Simões Filho.

A apresentação ficou a cargo do professor Ricardo Kuentzer. “Fiquei feliz com a aceitação. Biorremediação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável são temas muito relevantes para a sociedade”, afirmou. Além dele, integram o Gprama, a professora Elba Gomes, os professores Rui Mota e Bento Pereira, além dos alunos Felipe Shai e Adrian Sacramento.

* Com informações da Comunicação do Campus Simões Filho.