Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudante do IFBA é finalista ao Prêmio Prudential Espírito Comunitário 2021
conteúdo

Estudante do IFBA é finalista ao Prêmio Prudential Espírito Comunitário 2021

Baiano ficou entre os 10 finalistas da competição. A premiação é voltada ao incentivo do voluntariado jovem e acontece em mais quatro países, além do Brasil.
publicado: 23/12/2021 09h25, última modificação: 23/12/2021 12h32

Por Maria Gabriela Vidal *

João Victor Santos é o nome do estudante baiano que, com apenas 19 anos, já figura entre os principais jovens voluntários do Brasil. Aluno do curso de Informática, modalidade integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Santo Amaro, João se destaca pelo protagonismo em dividir o seu conhecimento na área. Pelo reconhecimento do seu trabalho, o estudante ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Prudential Espírito Comunitário 2021, realizado no último dia 13. Ao lado dele, mais dois baianos também foram elencados no ranking. A participação de jovens baianos na etapa final do premiação foi tema de reportagem do jornal Correio, intitulada Jovens que fazem a diferença: conheça os baianos finalistas do Prêmio Prudential . 

A premiação é uma forma de incentivo ao voluntariado jovem e acontece em mais quatro países, além do Brasil. Desde 2005, busca reconhecer em território nacional a atuação dos jovens na construção de “um mundo mais justo e com mais oportunidades”, como afirma a organização do evento. 

Alinhado ao propósito do prêmio, João Victor certamente faz jus à posição de destaque em que lhe foi atribuída. Isso porque, ainda em 2020, João deu vida ao seu projeto denominado “Code Lab”, que busca ensinar programação de forma gratuita para estudantes de todo o país que tenham entre 14 e 24 anos. Por meio de mentorias e workshops, mais de duzentas pessoas já puderam ter contato com o projeto e usá-lo, como no próprio desejo do jovem, para “transformar a comunidade em que vivem”. 

“Constantemente recebemos o feedback de pessoas que conseguiram oportunidades incríveis após o programa, relatos de jovens que conseguiram estágio na área de inteligência artificial e além de tudo pessoas que integraram a equipe após o curso. Esse é o nosso maior objetivo e me sinto muito honrado em fazer parte da história de pessoas que querem impactar as suas comunidades através da programação”, relata João Victor.

Além dos objetivos profissionais para aqueles que participam da formação, João assegura que há um desejo inato de buscar pessoas que mobilizem resoluções tecnológicas para o local em que vivem. “Além das pessoas aprenderem programação para apresentar o seu currículo, buscamos pessoas que queiram criar um site para a sua comunidade, resolver um problema do comércio local familiar com o auxílio de um aplicativo. Sempre buscamos ter esse olhar atento para essas pessoas. Queremos criar uma rede de programadores que estejam prontos para solucionar a maior parte dos problemas do Brasil e do mundo, com o suporte que tiveram do Code Lab”, destaca.  

Ainda segundo o jovem baiano, a colocação de destaque no Prêmio Prudential é um sinal de que o Code Lab ainda tem muito a trilhar. "Estar no top 10 é algo que não esperava, mas que traz uma confirmação de que estamos no caminho certo, realizando um bom trabalho e que devemos seguir”, assegura o estudante. 

Mesmo com o prêmio, o jovem relata que há outros objetivos ainda maiores: "A intenção é trabalhar o Code Lab em escolas e que tenhamos embaixadores, principalmente, nas escolas públicas, como forma de difundir as oportunidades na área de programação, tecnologia e afins. A longo prazo, almejamos que o CodeLab se torne uma instituição de ensino pública para ensinar programação a pessoas que não têm acesso a esse tipo de formação”, estima João.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no perfil do Instagram @projetocodelab 

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza.