Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudante do IFBA-Campus Jacobina é o único da Bahia selecionado para laboratório virtual sobre mudanças climáticas
conteúdo

Estudante do IFBA-Campus Jacobina é o único da Bahia selecionado para laboratório virtual sobre mudanças climáticas

Formando do curso técnico integrado de informática do Campus Jacobina, João Pedro Amorim é o único representante da Bahia a ser selecionado no LAB Clima e Periferias 2, que tem o propósito de formar 15 jovens, sobretudo negros(as), indígenas e LGBTQIA+, no âmbito das mudanças climáticas, sustentabilidade e comunicação.
publicado: 26/10/2021 14h34, última modificação: 26/10/2021 14h34

Formando do curso técnico integrado de informática do Campus Jacobina do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), João Pedro Amorim é o único representante da Bahia a ser selecionado no LAB Clima e Periferias 2, iniciativa do PerifaConnection em parceria com o Instituto Clima e Sociedade. Nesta 2° edição, o laboratório tem o propósito de formar 15 jovens, sobretudo negros, indígenas e LGBTQIA+, no âmbito das mudanças climáticas, sustentabilidade e comunicação.

“A minha relação com esse tema, um dos motivos pelo qual tive interesse em participar da seleção, foram as próprias aulas que tive no IFBA, no campo da Biologia e Geografia. Isso me deu uma boa base para o Lab, onde estarei em contato com pessoas de vários lugares do País, uma oportunidade de networking incrível e que pode agregar muita coisa para a minha vida acadêmica”, comenta o jovem.

O processo seletivo para o laboratório se deu por meio de questionário/entrevista, que incluía o seguinte questionamento: “Se você̂ fizesse parte da Delegação Brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas quais seriam suas ideias acerca da temática em questão?” A resposta deveria ser escrita ou em formato de vídeo. João Pedro escolheu gravar suas reflexões, garantindo vaga para os encontros online e quinzenais, que começam ainda neste mês e seguem até julho de 2022. 

A formação contemplará conteúdos técnicos e teóricos da agenda climática e socioambiental. Ao lado do tema central, integram a programação do laboratório virtual planejamento urbano, mídia e poder, saúde e alimentação, eleições e mobilização, racismo ambiental, saneamento básico e demarcação de terras indígenas.

Saiba mais

Recentemente, João Pedro foi premiado na Wifa Olympiad 2021, olimpíada de conhecimento multidisciplinar, que ocorreu, virtualmente, entre os dias 1º e 16 de setembro, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento social, político, científico e tecnológico.

O jovem obteve duas premiações de intercâmbio, após realizar duas das cinco provas oferecidas, contemplando as áreas de humanidades e ciências exatas: uma bolsa parcial, com duração de 15 semanas, para estudar inglês na Education First, Campus Boston (EUA), e uma bolsa de estudo e trabalho para cidade de Dublin, na Irlanda. Ambas as premiações poderão ser desfrutadas no prazo de até dois anos.    

* As informações são da Comunicação do Campus Jacobina.