Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes do IFBA apresentarão trabalhos na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFBA apresentarão trabalhos na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas

João Inácio Bastos Lima apresentará o resumo expandido "O Uso de Checklists para Sistematização do Diagnóstico Energético"; "Concepção de um rastreador solar para painéis fotovoltaicos" ficará a cargo de Ana Beatriz Montenegro e Robson Santana Júnior. Fechando a equipe, o artigo "Inteligência Artificial em aplicativos para smartphones como ferramenta de auxílio de pessoas com deficiência visual" será apresentado por Larissa Mariano Araújo e Maria Clara Lima.
por Verusa Pinho publicado: 04/10/2021 14h02, última modificação: 08/10/2021 13h55

Cinco estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio de eletromecânica representarão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que acontece, de maneira virtual, entre os dias 25 e 27 deste mês.

Com trabalho aprovado para apresentação na modalidade resumo expandido - O Uso de Checklists para Sistematização do Diagnóstico Energético - João Inácio Bastos Lima, sob orientação do docente Alexandre Kida, engenheiro elétrico, tem encontro marcado no evento no dia 26 de outubro, quando compartilhará os detalhes de sua pesquisa, posteriormente publicada nos anais do evento, com os demais participantes.

Além dele, também apresentarão seus estudos os jovens Ana Beatriz Montenegro e Robson Santana Júnior, autores da Concepção de um rastreador solar para painéis fotovoltaicos, ao lado de Larissa Mariano Araújo e Maria Clara Lima, responsáveis pelo artigo Inteligência Artificial em aplicativos para smartphones como ferramenta de auxílio de pessoas com deficiência visual. A orientação de ambos é do professor Vitor Teixeira. 

Saiba Mais

A Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição deste ano é A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021. A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica.

 

*Verusa Pinho é jornalista do Campus Jacobina.