Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aluna de Jacobina se destaca em olimpíadas do conhecimento em nível nacional e internacional
conteúdo

Aluna de Jacobina se destaca em olimpíadas do conhecimento em nível nacional e internacional

Estudante acumula bons desempenhos e faz vaquinha virtual para estudar em Cambridge, Inglaterra
por Verusa Pinho publicado: 11/11/2021 09h45, última modificação: 11/11/2021 09h58

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta Para Todos (ONHB-A) e o International Youth Math Challenge (Desafio Internacional de Matemática Juvenil) foram os mais novos eventos dos quais a jovem Marta Melo, aluna do 3º ano do curso técnico integrado de mineração do Campus Jacobina do IFBA, participou, acumulando ainda mais conquistas ao longo de sua trajetória acadêmica. 

Inscrita na modalidade individual da ONHB-A, com o codinome La femme solitaire, a jovem realizou as quatro fases da prova online, que incluía questões de múltipla escolha e tarefas. Marta alcançou 764,18 pontos do total de 800. “Foi uma experiência incrível para mim! A parte mais interessante foi poder ler as vivências dos participantes. Eu li relatos que me fizeram chorar”, comenta.

Uma das tarefas da estudante foi escrever conselhos para futuros leitores, que viverão num período pós-pandemia. “Eu falei o quanto eles deveriam aproveitar a vida, dizer que amam, festejar pequenas conquistas,  levantar depois das derrotas e, obviamente, nunca desistirem. No meu primeiro relato eu expliquei a importância do agora, recordei os infinitos momentos que tive com minha amiga que se foi nesta pandemia e o quanto ela me faz falta”, acrescenta Marta. 

IYMC 

Uma das maiores competições de matemática online para estudantes de todo o mundo, a International Youth Math Challenge traz problemas da geometria à teoria dos números em três fases.

“Eu sou uma das brasileiras que passaram para a 2ª fase. Respondi os cinco problemas em inglês propostos e competi com estudantes que já estão na faculdade de matemática ou engenharia”, explica Marta. 

Os participantes bem-sucedidos são homenageados com certificados e se qualificam para a rodada pré-final, podendo até ganhar prêmio em dólares. Caso ganhe, Marta pretende aplicar a quantia na sua campanha para Cambridge (clique aqui e contribua com a vaquinha virtual). 

Saiba Mais

No ano passado, a jovem foi selecionada em programa de verão na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Em junho deste ano, ela foi aprovada no processo seletivo Inverno na Universidadeatravés do qual teve a oportunidade de participar de 40h de formação virtual ofertadas pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT/Unesp) de São José dos Campos/SP.

Em setembro, Marta recebeu mais três premiações: duas bolsas de intercâmbio e uma para participar de competição internacional. As conquistas foram resultado da sua participação na Wifa Olympiad 2021, olimpíada de conhecimento multidisciplinar, que ocorreu, virtualmente, entre os dias 1º e 16 de setembro, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento social, político, científico e tecnológico. A estudante realizou duas provas, sendo uma de matemática, a qual gabaritou as questões, e outra de ciências exatas. 

O primeiro intercâmbio será para a escola de idiomas Education First, Campus Manchester (Reino Unido); o 2º é voluntário, destinado a estudo e auxílio comunitário em uma das 20 opções de países oferecidas; a 3ª premiação é para a Teen Eagle International Competition, competição britânica concorrendo à viagem para Londres. 

Em 2021, Marta ainda ganhou menção honrosa no Desafio Brasileiro de Matemática. A jovem pretende prestar vestibular para o ITA a fim de ingressar em engenharia aeroespacial.

 

 

 * Verusa Pinho é jornalista do Campus Jacobina