Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudante do campus Salvador é prata na Olimpíada de Robótica

Estudante do campus Salvador é prata na Olimpíada de Robótica

por Jamile Teixeira publicado: 01/10/2021 09h07, última modificação: 01/10/2021 09h07

O estudante do curso técnico em eletrônica do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), William Soares, é medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática virtual.

Classificado para a etapa nacional, o garoto de 16 anos acredita que a conquista foi positiva: “Foi algo bem motivador para mim, visto que foram meses de muito esforço para começar algo do zero e chegar a este resultado, aprendendo a usar o simulador, aprendendo algumas técnicas de seguidores de linha, montando estratégias, dentre outras coisas”, afirma William.

Aluno do primeiro ano, William já participa do Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados, Controle e Eficiência Energética (GSECEE). “O IFBA  me trouxe muitas oportunidades de conhecer pessoas que podem me ajudar durante a minha formação, além de oferecer um ensino que realmente é de qualidade, e também os próprios projetos que existem dentro do colégio para estimular os alunos a fazerem algo além do que a própria grade do curso oferece”, valoriza o estudante que acredita que em breve estará envolvido em projeto específico do GSECEE.

Líder do grupo de pesquisa, o professor Vitor Leão explica que “a OBR é o primeiro grande evento para os alunos do ensino médio, fundamental e técnico. As modalidades tanto teórica quanto prática são abertas a todos, com vários níveis, de forma que qualquer aluno, seja de escola pública ou privada, possa competir de forma igualitária e sem distinção. Além disso, estimula o aluno a estudar, a se concentrar, a ter disciplina, a pensar, a trabalhar em grupo e, como resultado de tudo isso, de forma geral, acabam se destacando como os melhores alunos de suas respectivas turmas”, opina Leão que é orientador de William e, semanalmente, conversam sobre as estratégias para a solução de problemas.

Jamile Teixeira é jornalista da Divisão de Comunicação (Dicom) do Campus Salvador