Especial Dia do Servidor - Homenagem aos(às) servidores(as) do IFBA
Para marcar as celebrações pelo Dia do Servidor, 28 de outubro, e como forma de prestar uma justa homenagem a todas e todos os servidores(as) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom), em parceria com a Rede de Comunicadores(as) de todos os 22 campi do IFBA construiu, de forma colaborativa, uma Galeria de Servidoras e Servidores Homenageados.
O processo de construção foi assim: solicitamos ao setor de Comunicação de TODOS os 22 campi do IFBA que indicassem um(a) servidor(a) de cada campus para prestarmos uma homenagem a ele(a) como forma de, simbolicamente, homenagear todos(as) os(as) servidores de cada campus.
Os nomes dos(as) homenageados(as) foram indicados pelos campi e a escolha do(a) homenageado(a) foi feita no âmbito de cada campus, cujo respectivo setor de Comunicação produziu e enviou o conteúdo (texto e fotos) para a Dgcom.
Esta homenagem é dedicada a todos (as) os(as) servidores(as) do IFBA!
Jucinara de Castro Almeida Pinto – Campus BARREIRAS
Jucinara de Castro Almeida Pinto, Ju para os íntimos e para os “não íntimos”, é uma das personalidades mais conhecidas e queridas do IFBA Campus Barreiras. Faz parte do grupo de servidores que estão no campus desde o início da sua história em 9 de setembro de 1994. É perceptível que a sua relação com o IFBA não é apenas de trabalho, mas de dedicação, amor e muita troca positiva. Mãe de quatro filhos, Beatriz, Natália, João Vitor e Caroline, Ju teve a oportunidade e o orgulho de ver todos os seus filhos cursarem o ensino médio/técnico na Instituição em que trabalha e que ajudou a tornar referência no município de Barreiras e na região Oeste da Bahia.
Assistente em Administração, graduada em Contabilidade e mestre em Educação, Jucinara conhece bem a estrutura administrativa e pedagógica do campus Barreiras. A primeira função que exerceu foi como chefe do setor de Almoxarifado e, ao longo dos anos, esteve em diversos outros setores: RH, secretarias da Direção Geral e do Departamento de Ensino (Depen), gerente de Ensino, assistente do Depen e do Depad, chefe do Depad e, atualmente, coordenadora financeira. Também atuou por vários anos como coordenadora do Processo Seletivo para cursos técnicos.
Profissional exemplar, Jucinara sempre desempenhou suas funções com afinco e dedicação. Além disso, é querida por todos (as) os(as) colegas de trabalho, fazendo questão de, sempre que possível, estar presente na copa para colocar o papo em dia.
Com muito mérito, Jucinara pode ser considerada uma das pessoas que melhor representam o nosso campus e esperamos que continue sempre assim. Jucinara é a cara do IFBA campus Barreiras, o IFBA campus Barreiras é a cara de Jucinara.
Rosicler Teresinha Sauer, “Maninha” – Professora – Campus EUNÁPOLIS
Como servidora do IFBA, desde 1996, tenho muitas memórias, experiências da vida acadêmica, que se misturam com minha vida pessoal". É assim que Rosicler Teresinha Sauer, também conhecida no campus Eunápolis como professora Maninha, define os 25 anos como servidora pública no IFBA. Antes, ela já havia passado por outras instituições de ensino dentro e fora da Bahia.
Natural do Espírito Santo, onde começou sua formação como licenciada em Educação Física, a hoje doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), escolheu nosso Instituto para construir e solidificar sua carreira no serviço público. A história da professora vai além da sala de aula "Além das aulas ministradas, desenvolvi e participei de muitos projetos de extensão com colegas e estudantes na instituição que muito contribuíram para vida profissional" e aqui podemos citar atividades de extensão como o SuperIFBA, Café Profissional e o Festival Dança-Educação, evento cultural de dança-educação envolvendo os estudantes dos cursos de ensino médio integrado, realizado há quase 20 anos, que já é uma tradição aguardada pela comunidade acadêmica do campus.
Rosicler também desenvolveu, juntamente com outros colegas, projetos de pesquisa como o "Pesquisa diagnóstica da repetência no IFBA/Campus Eunápolis - nos anos de 2006 a 2009", buscando conhecer melhor os desafios e contribuir para superá-los. Hoje, a docente avalia a experiência como servidora pública da seguinte forma: "Sou muito grata pelas oportunidades e experiências que obtive nesse tempo como servidora pública. Temos o desafio de juntos construirmos um IFBA cada vez melhor, mais democrático".
Jefferson Flávio Feitosa Gramacho - Assistente de alunos (in memoriam) - Campus ILHÉUS
- Saudoso Jefferson Gramacho, lembrado com carinho pela comunidade do campus Ilhéus
Vítima de um acidente fatal, em 2019, aos 33 anos, na BR-415 em Itabuna, Jefferson é lembrado com carinho pelos colegas servidores do campus Ilhéus, onde ingressou no ano de 2014.
“Jefferson era sinônimo de alegria. Sempre ‘batendo resenha’, como ele mesmo gostava de dizer. Ao chegar ao campus, tínhamos dele as últimas notícias do São Paulo F.C, seu time do coração. Após essa breve atualização futebolística, passava sorridente para a sala. Era uma pessoa de energia boa e carisma. Esteja em paz, Jeff!”.
(Mauricio Fernandes, técnico em Assuntos Educacionais).
“Jeff era o colega alto astral. Se você estivesse triste ele ia te colocar pra cima. Também cumpria suas atividades com zelo, cuidado, atenção aos detalhes. Não era de deixar passar uma injustiça. Se fosse o caso, ele brigaria até provar seu ponto de vista. Mas, sobretudo, o servidor Jefferson era humano, solidário, muitas vezes presenciei as dicas e ajudas que ele dava aos alunos sobre física e matemática, perdendo a hora de bater o ponto enquanto se distraia fazendo algo que bem lhe define, ser generoso”.
(Gabriel Machado, tradutor Intérprete de Libras).
“O colega Jefferson foi uma pessoa que era notada nos espaços que passava, por sua simpatia e sorriso solto. A sua paixão pela vida, pelo filho, pela família, pelo estudo e o desejo de alçar novos voos era marca registrada nas suas falas em nossas longas conversas no setor da assistência aos estudantes, além dos diversos ‘causos’ que contava e que arrancava de nós o riso. Para mim, duas palavras o definiam: carisma e determinação!” (Ianna Valiensi, assistente de alunos).
Elis Francielis Barbosa Paiva – Pedagoga - Campus IRECÊ
A pedagoga Elis Francielis Barbosa Paiva, 36 anos, é natural de Ibititá (BA).
Foi admitida no IFBA campus Irecê em maio de 2011, poucos meses após o início do funcionamento do campus, na função de assistente de alunos.
Em setembro de 2014, foi nomeada chefe de gabinete da direção-geral, função que exerce até hoje. Nessa condição, ela também atua como secretária do Conselho de campus, desde sua criação, em 2017.
Atuante, prestativa e muito carismática, Elis, é muito querida por servidores e alunos que estão ou passaram pelo campus.
Talita Gentil – Professora - Campus JACOBINA
Paulista, geóloga e doutoranda, Talita Gentil, 35, é professora do campus Jacobina do IFBA, há oito anos, onde atua no curso técnico de mineração, nas formas integrada e subsequente. Expert em mapeamento geológico, petrologia, mineralogia, prospecção mineral, geoquímica e processamento de resíduos minerais, a docente já coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão, além de ter ocupado os cargos de coordenação de curso (2013-2015) e coordenação de extensão (2018 – setembro de 2021).
Entre as suas publicações científicas, estão capítulos de livros e e-books, desenvolvidos em parceria com outros profissionais, sobretudo integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção, do qual faz parte. Durante a pandemia, a docente se reinventou, e criou um canal no Youtube para esclarecer, de maneira descomplicada, dinâmica e divertida, alguns questionamentos acerca do universo da geologia.
Conhecida entre os discentes pelo seu profissionalismo, Talita não se cansa de exigir o máximo, sempre em busca dos melhores resultados. “Saber que estou ajudando pessoas a expandir seus conhecimentos, principalmente no mundo das Geociências, é muito gratificante. Quero continuar contribuindo para a construção de uma educação de qualidade e acessível a tod@s. Conhecimento adquirido é poder e liberdade; através dele, temos a capacidade de questionar escolhas, pensamentos e conceitos, avaliando o que realmente faz sentido para nós!”.
Edson Gonçalves dos Santos – Contador - Campus JEQUIÉ
Quando o IFBA campus Jequié surgiu na Cidade Sol em 2011, Edson Gonçalves dos Santos, 51 anos, foi um dos primeiros servidores integrados ao corpo técnico no cargo de contador. Dar vida ao IFBA foi um grande desafio profissional, apesar da vasta experiência acumulada a partir da atuação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) por 12 anos, também como contador, e como docente efetivo, por dois anos.
Nascido em Jequié, construiu uma carreira sólida na área em que se formou pela Faculdade de Ciências Contábeis de Jequié. Especializou-se em controladoria pela Universidade de Salvador (Unifacs) e obteve o título de mestre em Contabilidade pela Faculdade Visconde de Cairu. Na Cidade Sol, desempenhou o ofício de professor também nas Faculdades Integradas Euclides Fernandes, pelo período de 25 anos, onde foi coordenador da área de Ciências Contábeis, e na Universidade Dom Pedro II, por cinco anos, além do cargo docente em cursos de especialização na UNIFTC e na Iprofit.
Na área técnica, já foi consultor do Sebrae e atua de forma privada na área contábil junto a empresas jequieenses. No IFBA, já coordenou o Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), do campus onde atualmente é o chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAP).
Para os colegas de trabalho e o público do IFBA campus Jequié (estudantes e pais de estudantes), Edson é referência de servidor que consegue representar no cargo as qualidades pessoais adquiridas em sua vida privada. Sempre solícito e humilde, busca atender a todos com presteza, boa vontade, compreensão e um belo sorriso.
Católico, casado e pai de duas filhas, Edson Gonçalves dos Santos resume bem o papel do servidor público: "Para mim, ser servidor público é prestar serviços de qualidade à sociedade. É zelar pela ética e procurar sempre respeitar os princípios de efetividade, da eficiência e da eficácia no desenvolvimento das atividades. É representar bem o investimento público fruto da força de trabalho dos cidadãos que compõem a sociedade através de seus impostos".
Jorge Antonio Santos Amorim – Tecnólogo em Administração Hoteleira - Polo de Inovação
Quem visita o Polo de Inovação Salvador do IFBA se depara com um senhor calvo, educado, bem disposto e muito bem humorado, sobre o qual dizemos que o sorriso custou o valor de um carro. Jorge Antonio Santos Amorim, mais conhecido como Amorim, tem 63 anos, é natural de Aracaju (SE) e sua relação com o IFBA é de antes mesmo de a Instituição ter este nome.
Amorim ingressou no Centro de Educação Tecnológica da Bahia, o Centec, em 15 de dezembro de 1980; testemunhou, em 1993, a fusão do Centec com a Escola Técnica Federal da Bahia, que deu origem ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA) e viu, em 2008, o nascimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Atualmente, o servidor, que é Técnico Administrativo em Educação, desempenha a função de coordenador de Planejamento no Polo de Inovação. Ao longo da sua carreira, já ocupou o cargo de chefe de serviços gerais, chefe de transportes, chefe de patrimônio, diretor substituto e assistente direto da Diretoria de Administração e Planejamento do campus Salvador.
Amorim é Tecnólogo em Administração Hoteleira pelo Centec e especialista em Gestão de Contratos. Ele diz que “deixa para os mais jovens um legado de muita responsabilidade, dedicação e pertencimento para uma Instituição, a qual ele tem muito orgulho, muita gratidão, pois foi onde aprendeu muito e fez dele quem ele é hoje”.
Fernanda Santos Bastos – Pedagoga - Campus SANTO AMARO
Fernanda Santos Bastos, 38 anos, é pedagoga do IFBA, campus Santo Amaro, desde 2006. Atuou por dois anos no Departamento de Desenvolvimento Institucional, na Prodin, a convite do professor Anilson Cerqueira, então pró-reitor de Desenvolvimento Institucional. Nascida e criada em Santo Amaro, Fernanda cursou o ensino médio no Cefet-BA, ingressou na UFBA para cursar Pedagogia, em Salvador, sempre tendo em vista o retorno para Santo Amaro, vislumbrando contribuir com o desenvolvimento da cidade onde mora e estão suas raízes.
Nesse sentido, o laço afetivo com a instituição é muito forte, pois faz parte de sua formação para o mundo, e é também o espaço onde ela retribui à sociedade, por meio do seu trabalho, o investimento público em sua formação. Inspirada nos ensinamentos freireanos, Fernanda atua acreditando na educação pública como uma importante ferramenta de transformação pessoal e social. Nesse sentido, enfatiza a importância de cada servidor público reconhecer a responsabilidade social inerente ao cargo e pautar suas ações nos princípios da democracia e ética no serviço público. Sabendo da sua condição de mulher preta no serviço público, acredita ser inspiração para os que estão a sua volta. E faz do IFBA um espaço de encontros, construção de pontes e laços, em meio aos desafios cotidianos.
Na atuação como pedagoga, busca o olhar individualizado para os estudantes, reconhecendo as histórias de vidas, as particularidades da cultura local, os projetos de vida delineados por eles, que estão para além do IFBA, e elementos que singularizam sua existência enquanto sujeitos, como raça e gênero.
Gislene Camargo – Professora – Campus UBAITABA
Iniciou a docência numa escola particular, em meados de 1990, ano em que concluiu o magistério. Em 1993, adentra a rede estadual da Bahia como professora efetiva. Após esse período, acumulou formações e experiências profissionais: se formou na licenciatura de Letras Vernáculas, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tornou-se especialista em Linguística Textual, pela mesma instituição e mestre profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Vitória da Conquista.
Exerceu atividade docente no ensino fundamental I, II, ensino médio, cursinhos preparatórios para vestibular/ Enem. Em 2008, ingressou na Uneb como professora substituta e atuou no PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, pela Uneb e também como contratada pelo IFBA – campus avançado de Brumado.
Em 2011, professora de Língua Portuguesa escolas municipais, com aprovação em concurso público. Finalmente, em 2018, obteve a aprovação no concurso feito em 2016 para o IFBA e ingressou no campus Ubaitaba. Logo, teve a oportunidade de aprender juntamente com estudantes e professores das diversas redes: privado, municipal, estadual e federal atendendo a um anseio carregado desde a infância: estudar para ser uma pessoa melhor, mudar sua realidade e contribuir com a melhoria do ambiente e do grupo com o qual interage.
No campus de Ubaitaba, foi responsável por ações importantes como os saraus em 2019, lançamento de coletâneas, e atuou no curso preparatório para o Enem e no curso Gramática extensão. Sempre procurando promover uma educação de qualidade, democrática e humana, em consonância com os valores institucionais. Gislene é um exemplo de servidora pública e um grande valor do campus IFBA de Ubaitaba.
Marcos Antônio da Silva - Professor – Campus CAMAÇARI
É com grande honra que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari homenageia o nosso amado e querido Servidor Prof. Marcos Antônio da Silva, 59 anos, nascido em Natal- RN e servidor do IFBA desde 14/10/2009.
Entre familiares é conhecido como MARQUINHOS; entre Amigos e colegas de trabalho, MARCÃO. É nosso guerreiro!
Ao perguntar para o Prof. Marcos Antônio qual sua profissão, sem dúvida, ele responde de prontidão – “Eu sou professor!”. Embora seja engenheiro de formação desde 1988, sua grande paixão é mesmo a docência. Prova disso é que, desde os 17 anos, já exercia a docência informal, em aulas particulares, quando ensinava amigos e sobrinhos para ingresso na faculdade.
O impacto do professor na sua família seria decisivo em muitos momentos. Com sua ajuda nos estudos para o vestibular, sua mãe, D. Terezinha Gonçalves, ingressou na faculdade para o curso de Administração. O relato de sua esposa, Sra. Cristina, mais uma vez, revela a grandeza do apoio do Prof. Marcos: “[Marcos] contribuiu muito não só com seu apoio incondicional, mas também me ajudando a gostar da Física para superar o grande desafio de passar em Medicina em uma instituição pública.”.
Além de sua impecável e encantadora didática, é relevante destacar ainda um dos grandes projetos de excelência que o Prof. Marcos Antônio desenvolve no campus Camaçari: as aulas de reforço de matemática para os discentes ingressantes no IFBA. O projeto é prova de sua generosidade e sensibilidade às questões sociais que impactam a educação.
Parabéns pelo amor à docência, Prof. Marcos Antônio. Agradecemos por sua doação em ajudar sempre os amigos, colegas de trabalho, família, alunos. Somos honrados e gratos por ter esse profissional de excelência.
Celiana Maria dos Santos – Pedagoga - Campus SALVADOR
Campus Salvador conta com a zelosa Celiana como servidora
Nascida em São Sebastião do Passé, a servidora pública Celiana Maria dos Santos, 65 anos, ingressou na Rede Federal no ano de 1966 e desde que decidiu aceitar a vaga para a qual prestou concurso, a pedagoga vivenciou o que ela chama de forte sentimento de curiosidade pela estrutura e pelo funcionamento da escola pública federal: “Pude constatar o quanto de possibilidades são concretizadas na vida de cada estudante certificada(o) pela rede federal de educação”, explica. Celiana acompanhou ao longo dos anos, pedagogicamente, muitas(os) estudantes que, ao ingressarem no mundo do trabalho, transformaram suas vidas e de suas famílias.Técnica administrativa em educação, a pedagoga acredita que “o serviço público oferece possibilidades para que toda a sociedade seja atendida em suas necessidades e tenha seus direitos assegurados, de forma igualitária e sem privilégios” e afirma que o IFBA, com sua perspectiva educacional multidisciplinar, “inspira respeito e credibilidade, configurando-se em referência educacional e social na Bahia e no Brasil”.
Silvana Cristina Costa Correia – Professora e Diretora Geral – Campus EUCLIDES DA CUNHA
A Professora Silvana Cristina Costa Correia é a 1ª Diretora Geral eleita no Campus Euclides da Cunha, natural de João Pessoa-PB, trabalha no IFBA desde 05/05/2014. É Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atua na área de Geografia Agrária, Epistemologia da Geografia, Ensino de Geografia, Trabalho, Meio Ambiente e Extensão Tecnológica. Apoiada na Pedagogia Histórico-Crítica de Dermival Saviani (2003) e na educação emancipatória, assume um compromisso com a transformação social em defesa dos interesses das pessoas que têm menos oportunidades e que são discriminadas na sociedade (as pessoas das comunidades indígenas, quilombolas, camponesas, negros (as), pessoas do grupo LGBTQIA+, pobres, pessoas com deficiências, etc.). Portanto, a luta por uma educação que garanta a emancipação humana é, indubitavelmente, a luta pela superação das contradições existentes entre as classes sociais.
Nyomísio Lisboa Neto - REITORIA
Talvez você não conheça quem é Nyomísio, mas certamente sabe quem é “Babau”.
Nyomísio Lisboa Neto, 65 anos, nascido em Salvador, filho na cidade baixa, entrou no IFBA em 1976.
A sua história profissional se confunde com a história do Centec no Monte Serrat, Cefet-BA e IFBA.
Foi chefe de departamento e chefe do patrimônio por muitos anos. Com a maior parte do tempo atuando no departamento de administração, conhece um pouco cada setor pois, sempre prestativo e disponível, participou de diversas comissões que o permitiu conhecer todos os campi.Dentro do âmbito pessoal participou de diversas atividades ligadas ao remo no Brasil e em diversos países. A veia esportiva o levou a fazer parte da organização dos jogos dos servidores e sempre motivar os colegas para a prática esportiva.
Sempre disponível para atender quem o procurasse, Babau é alegria por onde passa. Sempre sorridente e descontraído, deixa o ambiente de trabalho leve.
Carlos Roberto Rocha da Silva – Professor – Campus PORTO SEGURO
O professor doutor Carlos Roberto Rocha da Silva é o escolhido para figurar a homenagem a todos os(as) servidores(as) do IFBA campus Porto Seguro. Natural de Itapetinga-Ba, com formação na área de matemática, é Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(1987), Pós-Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015).Prof. Carlos, como é conhecido, atuou como docente da área de matemática do IFBA Campus Porto Seguro por diversos anos, contribuindo em todos os aspectos ao campus, se aposentou recentemente (2020) após 38 anos de dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão.
O IFBA Porto Seguro agradece ao prof. Carlos Rocha, por ter despertado em muitos jovens o gosto pela Matemática sempre com dedicação, empenho e entusiasmo, mesmo diante de tantas adversidades que a vida lhe impôs. Os nossos mais sinceros votos de que nesta próxima etapa da vida, o senhor mantenha sua alegria e boa vontade em partilhar o conhecimento com a humildade e a atenção de sempre. Um abraço fraterno dos seus colegas e amigos do Campus Porto Seguro.
Rui Pereira Santana - Professor - Campus BRUMADO
Rui Pereira Santana tem 70 anos e é natural de Salvador/BA. Seu primeiro contato com a instituição foi no ano de 1970, ainda como aluno. Rui Santana, como é mais conhecido, é formado em Construção Civil e tem pós-graduações na área de Engenharia. Em 02 de janeiro de 1973, deu início a uma importante história e a uma vida entregue ao serviço público.
No Instituto Federal da Bahia, já atuou em importantes cargos e em diversos campi, como Eunápolis, Barreiras, Salvador. Atualmente no Campus Brumado, Rui atua como Diretor Geral, empossado em 2020, mas suas ações para o desenvolvimento da unidade como Diretor Geral pró-tempore vem desde o ano de 2017.
“São 48 anos de contrato e dois anos e meio como estudante. Pra mim, é uma satisfação dizer isso porque, dentro da instituição, ainda em exercício, só há três servidores e eu faço parte desse grupo. Sempre procurei primar pelo trabalho, minha vida toda dedicada a essa instituição. Estou aqui para cumprir uma missão.”
Muitos alunos e colegas sempre o chamam de PROFESSOR. É assim gostam de chamá-lo. Então, Professor Rui, por toda sua trajetória em benefício do serviço público, é de seu merecimento essa homenagem do Campus Brumado. É uma singela forma de reconhecer seu trabalho, realizado com tanta competência e dedicação para seguir trilhando um caminho que inspira a todos dentro da instituição.
Confira também a reportagem: Dia do Servidor Público: orgulho, memórias e reflexões sobre o ofício