Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > e-JIFBA: 2ª etapa dos Jogos Eletrônicos dos Estudantes do IFBA começa dia 18

e-JIFBA: 2ª etapa dos Jogos Eletrônicos dos Estudantes do IFBA começa dia 18

publicado: 15/06/2021 14h46, última modificação: 15/06/2021 14h46

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está realizando a 2ª etapa da I Edição dos Jogos Eletrônicos dos Estudantes do IFBA (e-JIFBA).   No final de 2020 selecionou as equipes para as modalidades Free Fire e Xadrez Arena, e a seletiva para League of Legends-LOL está em andamento. As equipes selecionadas irão representar o IFBA na etapa nacional dos Jogos Eletrônicos, organizada pela Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif), que terá competição destas três modalidades e cuja realização está prevista para setembro de 2021.

A segunda etapa de seleção segue a metodologia utilizada em 2020, estruturada em duas fases. A primeira fase é denominada intracampus, na qual coube a cada campus a responsabilidade de organizar e coordenar suas seletivas através de seus representantes. Os campi mobilizaram as equipes locais para selecionar o representante que seguirá para a segunda fase. A primeira etapa foi finalizada e foi iniciada a organização das competições da fase intercampi.

Nesta segunda fase participarão 14 campi, (Barreiras, Eunápolis, Feira De Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho e Valença), com as respectivas equipes selecionadas. As partidas classificatórias terão início na próxima sexta-feira (18). As semifinais acontecerão no dia 26 de junho. A grande final será realizada no domingo, dia 27. Mais informações sobre datas e horários estão disponíveis no perfil do evento no Instagram (@e-jifba).

JOGOS ELETRÔNICOS: "INSTRUMENTO EDUCATIVO"

De acordo com informações do Departamento de Ações Culturais, Esporte e Lazer (Dacel), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, o departamento, conjuntamente com a Comissão Multicampi, “aceitou desafio de realizar um evento sem precedentes no Instituto e hoje caminha mais firme nesse processo a partir da experiência adquirida na 1ª etapa e reafirma com essa vivência que esse evento veio para ficar, absorvendo a pluralidade das práticas esportivas”.

A chefe do Dacel, professora Soraia Brito, afirma que “aos poucos vamos explorando e descobrindo as possibilidades e desafios dos esportes eletrônicos, tendo como fundamento central a dimensão educativa e o papel de mediação/ interlocução dos educadores, visando ampliar seu potencial positivo (trabalho em equipe, pensamento estratégico e lógico, resolução de conflito, concentração,  a interação social, encarar a frustração, dentre outros) e mitigar os possíveis aspectos negativos das práticas excessivas (questões de saúde -audição, visão, LER, postural, sedentarismo-, uso como subterfúgio à socialização, baixo rendimento escolar)”. Na avaliação de Soraia, dessa forma, a apropriação e conhecimento dos jogos eletrônicos “é o caminho para potencializarmos como instrumento educativo”.