Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Dúvidas de candidatos ao Prosel 2022 são esclarecidas durante Live com dirigentes do IFBA
conteúdo

Dúvidas de candidatos ao Prosel 2022 são esclarecidas durante Live com dirigentes do IFBA

A transmissão, que aconteceu pelo canal da TV IFBA, está gravada e pode ser conferida pelo YouTube. As inscrições para o Processo Seletivo para ingresso em cursos técnicos podem ser feitas até 17 de dezembro.
publicado: 07/12/2021 13h23, última modificação: 07/12/2021 13h23

Por Maria Gabriela Vidal *
Edição: Bárbara Souza

Com o objetivo de responder questionamentos sobre o Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitante ao nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no ano de 2022 foi realizada nesta segunda-feira (6) a Live Tira Dúvidas. Nesta edição do Prosel estão sendo ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados, 2.130 para 17 cursos subsequentes e 40 para 1 curso concomitante. O vídeo da Live está disponível no canal da TV IFBA no YouTube. Durante o evento, foram esclarecidas dúvidas acerca das fases do processo seletivo e apresentados alguns dos principais pontos que constam no Edital, além de respondidas perguntas já recebidas pelos canais de relacionamento do IFBA. 

Logo no início da live, a reitora do IFBA, Luzia Mota e o pró-reitor de Ensino, Jancarlos Lapa, fizeram uma saudação às pessoas que acompanhavam a transmissão, e comentaram brevemente sobre o segundo processo seletivo do IFBA que acontece integralmente no formato remoto por causa da pandemia da Covid-19 – o Prosel 2021 também foi on-line. Ambos demonstraram expectativas de, em um futuro próximo, poderem dar as boas-vindas presencialmente aos(às) novos(as) estudantes do Instituto.

“Essa live é um momento que encontramos para tirar todas as dúvidas relacionadas a documentos, prazos, cotas e políticas afirmativas, bem como para falar sobre a Banca de Heteroidentificação Racial, uma inovação no Prosel e que é muito importante para que as cotas cumpram o papel que devem cumprir”, afirmou a reitora Luzia Mota. “Nesse ano de 2021 tivemos dois processos seletivos desafiadores, buscando torná-los mais justos, sobretudo pelo momento de pandemia que enfrentamos. Nossa Instituição traz em seu bojo um modelo de educação baseado na cidadania e é isso o que o IFBA tem para oferecer. O primeiro momento disso tudo é o processo seletivo”, destacou o pró-reitor, Jancarlos Lapa. 

QUANDO SERÁ DIVULGADO O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

Dentre as principais dúvidas dos(as) candidatos(as), o período de divulgação dos resultados e o início das aulas foram as mais frequentes. A chefe do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel) do IFBA, Mariucha Ponte, esclareceu ambas as questões, citando o Anexo 3 que consta no Edital da seleção, em que é estabelecido o prazo de 13/01/2022 para o resultado preliminar, tendo em seguida o período de 14 e 15/01/2022 para a interposição de recursos. Ainda de acordo com o edital, explicou Mariucha, o resultado definitivo está previsto para o dia 19 de janeiro de 2022  e a convocação para matrículas será feita a partir do dia 20.01, de acordo com o calendário de cada campus do IFBA. Quanto ao início das aulas, a chefe do Desel informou que consta no edital do Prosel 2022 um cronograma que reúne informações sobre a previsão para o início do ano letivo em cada cidade. Mariucha Ponte ressaltou ainda que cada campus estabelece a data para o retorno letivo de acordo com as especificidades dos campi e o andamento do calendário em cada unidade de ensino do IFBA.

Uma outra dúvida referente ao Prosel 2022 diz respeito ao formato de histórico escolar do candidato que é aceito pelo IFBA. Com inscrições on-line e abertas até o dia 17 de dezembro, o Processo Seletivo para cursos técnicos é realizado a partir da análise de histórico escolar, sendo analisados períodos diferentes da trajetória escolar do estudante a depender da modalidade do curso pretendida, seja integrado, subsequente ou concomitante. Na live, Mariucha esclareceu as dúvidas e falou sobre os documentos que podem ser utilizados para os casos em que o histórico escolar não seja emitido em tempo hábil pela escola do candidato. 

Marcilene Garcia, diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, deu informações sobre cotas e bancas de heteroidentificação

A live também contou com a participação de Marcilene Garcia, titular da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), que deu informações sobre o sistema de cotas e sobre a inovação presente nesta edição do Prosel, que pela primeira vez, contará com uma Banca de Heteroidentificação Racial. Na prática, as pessoas que optarem pelas vagas destinadas a cotistas negros(as) oriundos(as) de escolas públicas serão submetidas a uma banca que irá analisar se procede ou não a inserção do candidato nesta parcela de vagas. “Se trata de justiça. É dever do IFBA fiscalizar quem está ocupando cada vaga, para que uma pessoa que alegue ser negra e não seja, não ocupe uma vaga que não lhe cabe”, declarou Marcilene. Por conta da realização do processo remotamente, o(a) candidato(a) que optar por concorrer a uma vaga dessas cotas precisará anexar documentos específicos, dentre eles fotografia e documento de “Autodeclaração de Pessoa Preta ou Parda”. Os demais documentos solicitados constam também no Edital do Prosel 2022.   

Mais informações podem ser solicitadas por e-mail para selecao2022@ifba.edu.br  . Informações atualizadas sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas pelo site do Prosel 2022 e pelas redes sociais do IFBA.

* Sob a supervisão da jornalista Bárbara Souza. 

Matérias relacionadas: 

Bancas de heteroidentificação serão utilizadas pela primeira vez no IFBA em processo seletivo para cursos técnicos

IFBA abre inscrições do Processo seletivo para cursos técnicos na próxima segunda-feira (25)