Notícias
Professora do IFBA abrirá ciclo de palestras da UFBA sobre necessidades educacionais especiais
No próximo dia 30, Thalita Araújo, professora do campus Santo Amaro, iniciará a participação de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no Ciclo de Palestras sobre necessidades educacionais especiais, realizado pelo grupo de pesquisa TrAce (Tradução e Acessibilidade) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ilufba). As vagas são limitadas a 50, por palestra, e as inscrições para a primeira iniciarão no dia 16 de agosto, através de formulário eletrônico.
A pedagoga, intérprete de LIBRAS e mestra em educação, fará a sua exposição sobre o tema “Surdez e Deficiência Auditiva”, apresentando as diferenças entre as condições, características atribuídas a cada público e as adaptações que devem ser pensadas pelo corpo docente em seus planejamentos para melhor adequação em suas práticas. “Tratar sobre temas que ainda são distorcidos e/ou pouco conhecidos pela maior parte da sociedade, sempre significa contribuir para que mitos sejam desfeitos e que, consequentemente, grupos chamados de minoritários ganhem mais espaço e respeito social. Espero que a minha fala traga tais contribuições e que o conhecimento seja espalhado entre todos!”, enfatiza a também doutoranda do programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC/Ufba).
No dia 20 de setembro será a vez da professora do campus Barreiras, Sandra Samara Farias, que apresentará a palestra sobre “Surdocegueira”. Mestra em educação, pedagoga e especialista em educação inclusiva/especial e em Libras, Sandra é mãe de Janine Farias, a primeira universitária surdocega congênita do Brasil, hoje com 29 anos, o que motivou a pesquisa e ativismo na área. Sua apresentação englobará o conceito de surdocegueira, tipos e características da necessidade educacional, abordando formas de garantia da acessibilidade e inclusão educacional a esses estudantes, além do planejamento, avaliação e adequação curricular e recursos para a participação ativa do estudante surdocego na sala de aula.
“Como não temos o estudante surdocego no campus Barreiras, esse tema ainda é muito pouco discutido, mas na organização das políticas educacionais do IFBA que dizem respeito à inclusão, quando tenho oportunidade de participar, sempre busco contemplar a surdocegueira. Porque tenho certeza que um dia esse estudante chegará”, afirma a docente. As inscrições para a palestra de Sandra serão liberadas no dia 6 de setembro, através de um novo formulário.
CICLO DE PALESTRAS
Aberto ao público, o evento é uma das ações de extensão do grupo TrAce, criado em 2020, cujo foco está na Tradução Acessível (TAVA), principalmente em modalidades como a Audiodescrição (AD), a Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e a janela de Libras. “É necessário que procuremos nos familiarizar com o maior número de perfis possíveis. Os temas foram escolhidos levando em consideração alguns dos perfis com os quais já trabalhamos e temos maior familiaridade, assim como alguns perfis que gostaríamos de conhecer melhor”, explica a docente e coordenadora do TrAce, Manoela da Silva.
As discussões do ciclo de palestras serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 14 às 16h - via Conferência Web RNP - e contemplarão outros perfis de estudantes com necessidades educacionais especiais, como deficiências visual e intelectual, transtornos globais. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Mais Informações: silvamc.let@gmail.com
PROGRAMAÇÃO
- 30/08 – Surdez e Deficiência Auditiva
Palestrante: Ma. Thalita Araújo (Pedagoga, Intérprete de Libras do NAPE UFBA e docente do IFBA Santo Amaro)
Inscrições a partir de 16/08/21: https://forms.gle/w36kjkBN49yfTUxB6
- 06/09 – Deficiência Visual
Palestrante: Dra. Miralva Silva (docente da UNEB e coordenadora pedagógica no Instituto de Cegos da Bahia)
Inscrições a partir de 23/08/21: https://forms.gle/eTXbxgr7yJeJ8asw5
- 20/09 – Surdocegueira
Palestrante: Ma. Sandra Samara Farias (docente do IFBA Barreiras, especialista em Educação Inclusiva e Libras e mãe de Janine Farias, primeira universitária surdocega congênita do Brasil)
Inscrições a partir de 06/09/21: https://forms.gle/ZinLoRMrWawswiuGA
- 04/10 – Deficiência Intelectual
Palestrante: Dra. Fernanda Queiroz (docente da FACED UFBA ligada à área da Educação Especial e Tecnologia Assistiva)
Inscrições a partir de 20/09/21: https://forms.gle/ZW95rmy4qGwSCLDj9
- 18/10 – Autismo
Palestrantes: Dra. Verônica Nascimento (docente da UNINASSAU com experiência como mediadora no atendimento a autistas) e Sabrina Nascimento (autista, pós-graduanda da FACED e professora da rede municipal)
Inscrições a partir de 04/10/21: https://forms.gle/fBQwg1YAqYtKYUkw7
- 08/11 – Dislexia
Palestrante: Dra. Elizabeth Teixeira (docente do ILUFBA com larga experiência na temática e coordenadora do NAPE UFBA)
Inscrições a partir de 25/10/21: https://forms.gle/TGRfkA3mTwxo6Pfq7
- 22/11 – Altas Habilidades e Superdotação
Palestrante: Ma. Dartilene Andrade (pedagoga, presidente da Associação de Pais, Professores e Amigos das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação APAHS-BA e coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais para Altas habilidades ou Superdotação do Raphael Serravalle)
Inscrições a partir de 08/11/21: https://forms.gle/RdFRT4enrVEJx42Z7
Notícia relacionada: Docentes do IFBA participarão de evento sobre necessidades educacionais especiais, na Ufba