Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Convênio firmado entre o IFBA e IFRN oferta nove vagas para mestrado em Educação Profissional

Inscrições para o mestrado interinstitucional (Minter) podem ser feitas a partir do próximo dia 27 e estarão abertas até janeiro de 2022.
por Iali Moradillo publicado: 23/12/2021 10h21, última modificação: 27/12/2021 20h15

Entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso discente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, na modalidade de mestrado interinstitucional (Minter), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e que reserva nove vagas do curso de mestrado para o convênio firmado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Na última segunda-feira, 20, a  Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN), divulgou o edital nº 07/2021-PPGEP/IFRN , referente ao processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado Acadêmicos em Educação Profissional, no primeiro semestre letivo de 2022.

Os cursos de Mestrado e de Doutorado, distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. São ofertadas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022, sendo: 20 vagas para o Mestrado, das quais nove são destinadas ao IFBA, e, 10 para o Doutorado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no site: https://processoseletivo.ifrn.edu.br/, a partir das 14h do próximo dia 27 de dezembro até as 17h do dia 20 de janeiro de 2022. Para se inscrever no processo seletivo para o Curso de Mestrado o candidato deve apresentar diploma de curso de graduação ou equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); para graduação obtida em instituição estrangeira, é imprescindível ser revalidado oficialmente por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. Já para o Curso de Doutorado, o candidato deve apresentar diploma de mestrado (acadêmico ou profissional) reconhecido pela Capes e/ou equivalente nos termos da lei; para título obtido em instituição estrangeira, é imprescindível ser revalidado oficialmente por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC; e comprovação de pelo menos uma publicação de trabalho acadêmico nos últimos quatro anos.

A seleção será coordenada por uma Comissão de Seleção, nomeada por Portaria do Diretor-Geral do Campus Natal-Central do IFRN, constituída por membros do PPGEP e/ou de outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu, bem como servidores dos campi do IFRN.

O preenchimento das vagas, por linha de pesquisa, em cada curso, será por meio de processo eliminatório e classificatório. O processo seletivo é constituído de duas etapas: prova escrita (Etapa 1) e a análise e defesa do projeto (Etapa 2), sendo elas de caráter eliminatório, com nota variando de 0 a 100 pontos, sendo 70 pontos a nota mínima de aprovação para cada uma das etapas, conforme especificadas no Edital.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN visa dar continuidade à formação científica de profissionais de nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e para a pesquisa na área da Educação Profissional. Esse programa está norteado pelos seguintes princípios formativos: a) trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana; b) trabalho como princípio educativo; c) realidade como uma totalidade, síntese de múltiplas relações; d) homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar-se e à realidade; e) relação teoria e prática na perspectiva da práxis.

Como objetivo geral, o Programa busca contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas inter-relações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas em Educação Profissional.

No item 52 do edital, Quadro 5: Calendário do Processo Seletivo 2022, o candidato obtém o cronograma completo, incluindo os endereços de onde serão publicados os resultados das diferentes etapas do certame.

Mais informações podem ser obtidas na página do Programa ou pelo e-mail: selecao.ppgep@ifrn.edu.br .