Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Comunidade do Campus Jequié participa nesta quinta (5) do Caminhos do IFBA

Comunidade do Campus Jequié participa nesta quinta (5) do Caminhos do IFBA

Os encontros vão acontecer pela manhã, com lideranças do grêmio estudantil e de turmas dos cursos técnicos e superiores, e à tarde, com servidores(as) e terceirizados(as).
por Bárbara Souza publicado: 04/08/2021 08h54, última modificação: 04/08/2021 08h54

A comunidade do campus Jequié vai participar, nesta quinta-feira (5), do projeto Caminhos do IFBA, ação institucional que visa aproximar a Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia da comunidade acadêmica dos 22 campi, com a realização de encontros com as diversas unidades acadêmicas da instituição.

No campus Jequié, as reuniões vão acontecer em dois momentos. Pela manhã, das 9h às 12h, o encontro será com as lideranças do grêmio estudantil e de turmas dos cursos técnicos e superiores. No turno vespertino, das 14h às 17h, a reunião será com a equipe de servidores(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as) da unidade de ensino de Jequié.

Já participaram do Caminhos do IFBA os campi de Ubaitaba, Ilhéus, Porto Seguro e Eunápolis. A reunião com o campus Vitória da Conquista, marcada inicialmente para 14 de julho, precisou ser adiada e a nova data ainda será divulgada.

Em função do distanciamento social por causa da pandemia da covid-19, as estão sendo realizadas em formato on-line.

RELATÓRIO, PLANEJAMENTO E AÇÕES FUTURAS

A metodologia do projeto Caminhos do IFBA define sua execução em cinco etapas ou “passos” no percurso de diálogos e encontros entre Reitoria e os campi. Num primeiro passo, a Reitoria realiza um levantamento das pautas consideradas mais relevantes para cada campus, a partir da consulta às Direções Gerais e comunidades acadêmicas dos campi.

O segundo passo é visita efetiva aos campi por uma equipe da Reitoria, integrada pela reitora, Luzia Mota, e por um(a) gestor(a) de uma pró-reitoria e/ou de uma diretoria sistêmica, além de uma chefia de departamento.

Durante os encontros, a organização do Caminhos do IFBA produzirá um relatório e registrará o que ficou pactuado sobre deliberações e encaminhamentos definidos consensualmente como prioridade pela Reitoria e pela comunidade acadêmica do campus. Para assegurar o acompanhamento dos avanços de tais encaminhamentos será também elaborado um plano de ações com metas a serem atingidas.

O passo seguinte da implementação do Caminhos do IFBA é o monitoramento de cumprimento das ações por parte da Reitoria e dos campi. “Após 12 meses da visita realizada, novas visitas ocorrerão com o objetivo de obter uma prestação de contas do que foi alcançado e do que ficou pendente”, conforme descreve o projeto.