Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Vitória da Conquista lança projeto da primeira revista científica

Campus Vitória da Conquista lança projeto da primeira revista científica

A publicação foi criada pelo Grupo Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras (Giti) para dar visibilidade à produção científica do campus
publicado: 29/04/2021 14h59, última modificação: 29/04/2021 15h31

Foi lançado o projeto da primeira revista científica do campus Vitória da Conquista. A revista Aimoré-Rica foi criada pelo Grupo Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras (Giti) para dar visibilidade ao grande número de produções científicas realizadas no campus. O  Giti é formado pelos docentes: Élvio Prado da Silva (CPPGI), Maria das Graças Bittencourt Ferreira, Polyane Alves Santos  e Rafael Rocha da Silva.

Durante o evento de lançamento, realizado no último dia 19 o professor Felizardo Rocha, diretor do campus Vitória da Conquista e editor-chefe da revista Aimoré, ressaltou a importância da larga produção científica do campus.  O evento contou com uma apresentação do Grupo Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras, feita pela professora Maria das Graças Bittencourt e palestra do professor Élvio Prado sobre o tema "Desmistificando a Pesquisa". O docente destacou as novas experiências vivenciadas pelos discentes através da pesquisa, e a importância das experimentações práticas nas investigações e criações de novos modelos.

A proposta da revista foi apresentada pela professora Polyane Alves, que detalhou as razões da escolha do nome Aimoré, fruto de uma pesquisa sobre a história de Vitória da Conquista, para que o nome revelasse uma identidade regional. A importância da produção científica para a captação de fomentos foi tema abordado pelo professor Rafael Rocha, que apresentou dados do orçamento dos principais fundos de apoio à pesquisa científica e tecnológica no Brasil de 2000 a 2020, ressaltando a importância da busca por editais internos, de agências de fomento e a relevância de políticas institucionais específicas.

O lançamento contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Ivanildo dos Santos, e de líderes de alguns dos grupos de pesquisa do campus Vitória da Conquista, a exemplo dos professores Manoel Nunes Cavalcanti Júnior, Selma Rozane Vieira e Joseane Oliveira da Silva.

Outras instituições foram representadas no evento com a presença da professora  Pauleany Simões de Morais , do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e  da professora do Instituto Federal de Minas Gerais,  Maria de Lourdes Marques Moraes. Também participaram do lançamento da primeira revista científica do campus Vitória da Conquista o chefe de gabinete da Reitoria da Uesb, Weslei Piau e Maria Aparecida de Sousa, docente do Departamento de História da Uesb, que fez uma participação especial no evento para contextualizar a história da “Tribo Aimoré” no lançamento do primeiro número da Revista.

Para mais informações sobre a revista Aimoré, entrar em contato através do e-mail aimoré.vdc@ifba.edu.br ou com um dos membros do Grupo Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras pelo e-mail giti.vdc@ifba.edu.br.

Com informações da Comunicação do Campus Vitória da Conquista