Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Seabra: estudantes conquistam medalhas em Olimpíada Internacional Matemática

As equipes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze na categoria regional e bronze na categoria nacional, além de premiação especial entre as Instituições Públicas Federais.
publicado: 10/12/2021 15h53, última modificação: 10/12/2021 15h53

Estudantes dos 1º ao 4º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Seabra, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), competição internacional de matemática interclasses em formato colaborativo para estudantes do ensino fundamental e médio. Ela representa a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

A competição foi organizada em equipes com, no mínimo, 5 estudantes. Assim, o campus Seabra, sob a coordenação do professor de Matemática Mateus Souza de Oliveira, participou da olimpíada, conquistando na premiação regional medalha de ouro para a Equipe do 3°/4° ano, composta pelos(as) estudantes João Paulo Ortega Lins, Alícia Victória Anjos Lima, Júlia Maia Lobo, Lanna Luara Novaes Silva, Ana Laysa Carvalho Lima, Isabella Fernanda Oliveira de Souza, Nalberth Tokuji Nagiya. Também foi conquistada a medalha de prata para Equipe do 1°ano, integrada por  Pabllo Ryan Teixeira Lima, Rafaela Souza de Sá Teles, Ellen Maria Sá Teles Vaz, Iôrrana Araujo Brandão, Sophia Garcia Sousa, Geovanna Mirela Oliveira de Souza, Artemisia Nascimento Marques; e a medalha de bronze para a Equipe do 2°ano, que reúne Leticia Monteiro dos Santos, Styves Barros Miranda, Raiane Araujo Brandão, Laura de Araujo Rodrigues, Letícia de Araujo Rodrigues, Aisla Laiara Anjos de Assis Galindo, Camille Araújo Marques Ferreira.

Na premiação nacional, as três equipes conquistaram a medalha de bronze. Além disso, o campus Seabra recebeu a premiação especial entre as Instituições Públicas Federais.

No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

* Com informações do professor do campus IFBA Seabra, Mateus Souza de Oliveira, e da Comunicação do Campus Seabra.