Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Jequié participa da 5ª edição do Projeto Caminhos do IFBA
conteúdo

Campus Jequié participa da 5ª edição do Projeto Caminhos do IFBA

O evento foi online por causa da pandemia e aconteceu pela manhã com estudantes e à tarde com servidores do campus.
por Ivan Bezerra publicado: 09/08/2021 08h55, última modificação: 09/08/2021 09h16

O projeto Caminhos do IFBA chegou ao campus Jequié na última quinta-feira, 05 de agosto, na sua 5ª edição, trazendo muita informação e troca de experiências e de ideias para estreitar o relacionamento entre os campi e a Reitoria, e também para buscar melhorias a serem aplicadas em toda a instituição. 

Caminhos do IFBA - Período da manhã com estudantes do campus Jequié

O primeiro momento aconteceu pela manhã e reuniu representantes da Reitoria com lideranças estudantis e estudantes dos cursos técnicos e superior.  

Atendendo a uma convocação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a magnífica reitora do IFBA, Luzia Mota, não pôde participar da atividade com os estudantes. Em seu lugar, o Assessor Acadêmico do Gabinete da Reitoria, Philipe Murillo de Carvalho, abordou os assuntos pautados e acolheu as demandas apresentadas pelos(as) estudantes do campus Jequié. Também participaram da reunião representantes das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Dielson Hohenfeld, representante da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), destacou a importância de ações coordenadas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão: “O nosso maior desafio é promover um processo de verticalização das ações do Instituto junto com a capilarização, envolvendo toda a comunidade acadêmica, além de fortalecer a formação técnica e profissional". 

Dentre os assuntos abordados, destaque para a reformulação curricular, com a alteração da duração dos cursos Integrados de 4 para 3 anos e a formatação do Novo Ensino Médio proposta pelo Ministério da Educação, que propõe mudanças curriculares para que algumas disciplinas se convertam em blocos de áreas de conhecimento; a política de Assistência Estudantil, sobretudo em torno dos editais para auxílios emergenciais por conta da pandemia que, no último período letivo, garantiu 642 auxílios de diversos tipos aos estudantes de Jequié; o desenvolvimento de uma política de combate ao assédio; e a retomada das atividades presenciais. 

Em relação à possível retomada das atividades presenciais, além das questões sanitárias e administrativas que já começaram a ser cumpridas, o orçamento do IFBA em 2021 foi apresentado como um importante impeditivo, considerando que após os últimos cortes orçamentários não há recursos suficientes para a realização de intervenções e manutenção dos espaços físicos necessária para adequar o ambiente acadêmico e atender a demanda de estudantes e servidores com o retorno das aulas presenciais. Além da busca de complementos orçamentários, o IFBA já elaborou um Plano Gradual de Retomada das atividades presenciais que deve ser apreciado ainda neste mês de agosto pelo Conselho Superior (Consup). 

Enzo Santos - Estudante

“É um assunto importante a não volta às aulas por questão financeira e orçamentária. O IFBA passa por esse problema e pudemos entender que é uma questão de verba, que não depende apenas da Direção ou da Reitoria”, esclarece Enzo Santos, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática da forma Integrada. 

Saulo Alves, responsável pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, destaca que, desde o início dos trabalhos dessa nova gestão do IFBA, o corpo gestor tem se mostrado atento às demandas estudantis e buscado promover encontros que discutem e pautam os anseios dos estudantes. “Nessa reunião, mais uma vez, não foi diferente. A Reitoria apresentou os dados do campus e tirou as dúvidas dos líderes das turmas, inclusive dos recém-chegados na instituição, também discutindo sobre o retorno das atividades presenciais que está em grande evidência no momento. A reunião se mostrou satisfatória pois cumpriu o seu objetivo de apresentar, ouvir e discutir com os estudantes os caminhos para o IFBA”, completa. 

Caminhos do IFBA - Período da tarde com servidores(as) do campus Jequié

No período da tarde, o encontro aconteceu com os servidores Docentes, Técnicos Administrativos em Educação e Terceirizados. Assumindo o controle do debate, a reitora Luzia Mota apresentou um panorama geral do campus Jequié em relação à estrutura do IFBA, incluindo questões pedagógicas, estruturais e orçamentárias. 

Com 10 anos de atuação, o IFBA campus Jequié se destaca na região com a oferta de cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduações, lato e stricto sensu.  

Em pauta, o papel estratégico de desenvolvimento local do IFBA e de cada servidor(a) junto à comunidade onde a instituição está inserida, as condições de trabalho, a qualificação profissional que resulta em qualidade no atendimento público e a proposta de multicampia, com ampliação da autonomia administrativa embasada em políticas construídas democraticamente em todo o âmbito do Instituto. 

Características da Multicampia Horizontal

Para o Diretor Geral do IFBA campus Jequié, professor Luciano Pestana, o projeto Caminhos do IFBA criou um importante canal de diálogo entre a comunidade e a Reitoria. Para ele, as participações e falas da reitora Luzia e dos/as pró-reitores(as) trouxeram tranquilidade à comunidade local e contribuíram para elevar o sentimento de pertencimento dessa rede de ensino multicampi. 

“A participação em peso dos líderes estudantis, servidores efetivos e terceirizados demonstra a importância do que foi o dia de hoje: uma oportunidade para dirimir dúvidas, descontrair, relembrar o caminho já percorrido e vislumbrar o caminho que a instituição deseja seguir. Essa proximidade entre a Reitoria e o campus Jequié só fortalece as relações institucionais e nos traz a certeza de que nosso campus é uma peça importante nessa engrenagem chamada IFBA, que tanto contribui para a educação pública, gratuita e com qualidade”, conclui Pestana.

* Ivan Bezerra é jornalista do Campus Jequié.