Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus Eunápolis recebe 4ª edição do Caminhos do IFBA

Campus Eunápolis recebe 4ª edição do Caminhos do IFBA

Os encontros on-line aconteceram, com estudantes, no turno matutino, e com servidores(as) e terceirizados(as), durante a tarde desta quinta-feira (22).
publicado: 23/07/2021 15h12, última modificação: 23/07/2021 17h08

Por Dany Cavalcanti *

A comunidade acadêmica do campus Eunápolis recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), a 4ª edição do Caminhos do IFBA, projeto desenvolvido pela Reitoria do Instituto buscando promover aproximação com as atividades cotidianas dos campi, compartilhando os princípios de governança e contribuindo para a construção do diálogo. Respeitando o distanciamento social, os encontros aconteceram de maneira on-line, com estudantes, no turno matutino, servidores(as) e colaboradores(as) terceirizados(as), no vespertino.

Iniciado com a lembrança e menção de solidariedade e respeito às mais de 540 mil vítimas fatais da pandemia da Covid-19 e aos seus familiares enlutados, o Caminhos do IFBA apresentou a ação aos participantes e os indicadores de ensino do campus Eunápolis, mostrando números e também o significado prático deles: perfil do alunado, permanência e êxito, a estrutura física da unidade de ensino, o capital humano, alguns marcos históricos, entre outros.

Isabela Sausmickt, estudante de Edificações

A reitora Luzia Mota lembrou que o IFBA está presente fisicamente em mais de 20 cidades da Bahia e como a natureza multicampi atribui um aspecto singular a cada uma das unidades, reafirmando o compromisso em equiparar as condições de aprendizado para os mais de 30 mil estudantes do Instituto, cumprindo assim com o papel social transformador da instituição. “O que queremos é um IFBA forte. Nós transformamos os estudantes que vão para o mundo e transformam o mundo. Esse é o princípio da educação” destacou a gestora.

Estudante do curso técnico integrado em Edificações, Isabela Sausmickt concordou com a afirmação e explicou o motivo a partir da própria experiência “O IFBA me ajudou a estourar minha própria bolha de convivência e conhecimento. Sempre fui participativa em movimentos sociais, mas dentro do IFBA eu conheci outras realidades e a exposição a esses movimentos é ainda maior, o que definitivamente é muito bom. Os professores também são maravilhosos e a gente sabe que educação é muito importante para mudar a sociedade”.

"É muito bom vermos que há planos para o futuro do campus"

Enzzo Hosaki, estudante de Informática

Questões sobre como a visão dos estudantes acerca do enfrentamento ao assédio dentro do IFBA, a construção do plano para retomada das atividades presenciais (ainda sem data definida) e o novo Ensino Médio também foram abordadas. Explicações e informações que Enzzo Hosaki, estudante de Informática, considera essenciais neste momento de distanciamento físico "Esse tipo de atividade é importante para nos informar melhor do porquê de várias coisas que vemos em nosso campus estarem acontecendo. Além disso, é muito bom termos essa aproximação dos servidores do IFBA, vermos que há planos para o futuro do campus, e chega a ser reconfortante lembrar que um dia tudo que estamos passando hoje em dia vai acabar. Enquanto estamos neste modelo de aulas on-line, infelizmente acabamos nos distanciando um pouco do IFBA e de todo o seu corpo. Mas, como disse anteriormente, pudemos ser informados sobre a atual situação do nosso campus, além do que podemos esperar para o futuro”, finalizou o discente.

O orçamento anual e a metodologia utilizada para divisão dos recursos entre os campi também foi pauta no encontro, o corte nos valores destinados ao IFBA e em específico ao campus Eunápolis (33% menor do que o ano anterior) foi apontado como um fator que dificultaria o retorno das atividades presenciais no momento, pois não haveria como arcar com o custeio das contas do campus e com as adaptações necessárias para garantir a segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica.

Nilceia Conceição, bibliotecária

“Esse corte veio como uma notícia muito triste pois sabemos a grandiosamente de nosso campus e como isso afetará diretamente em várias ações que já estavam planejadas. Acredito que, para o retorno das atividades, esse corte irá influenciar grandemente pois precisamos de medidas de biossegurança, investimento em equipamentos e produtos para dar segurança e uma certa tranquilidade a nós como servidores e aos discentes e familiares. Esperamos que, como foi abordado pela nossa reitora, consigamos mudar esse quadro por meio da busca de novas parcerias”, relatou Nilceia Conceição, bibliotecária do campus.

* Dany Cavalcanti é jornalista da Divisão de Comunicação do Campus Eunápolis.