Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > AVA Institucional: sistema de ensino remoto do IFBA completa um ano

AVA Institucional: sistema de ensino remoto do IFBA completa um ano

Ambiente funciona como um espaço acadêmico institucional para uso das disciplinas dos cursos presenciais do IFBA, oferecidas excepcionalmente de forma remota desde 2020, por conta da pandemia e também para os cursos EaD
por Iali Moradillo publicado: 11/11/2021 10h28, última modificação: 11/11/2021 11h01

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), AVA Institucional, entrou em vigor oficialmente no ano passado, no dia em que se comemora a Educação Profissional e Tecnológica, 23 de setembro, devido à necessidade de implantação das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (Aenpe), aprovada  pela Resolução nº 19, de 24 de agosto de 2020, para viabilizar a continuidade das atividades acadêmicas no contexto de pandemia da Covid-19.

Embora o Instituto já trabalhasse com alguns modelos de AVA, houve uma adaptação e atualização do sistema, de modo a trazer melhorias e estabilidade, conforme explica o pró-reitor de Ensino, e membro do Comitê Gestor de Educação a Distância do IFBA, Jancarlos Lapa. “O IFBA já possui alguns AVA em andamento há algum tempo. Alguns deles utilizados em alguns programas especiais, a exemplo dos cursos da UAB. Em 2020, decidimos por atualizar o AVA institucional de maneira que servisse como ambiente central da maioria das atividades à distância do IFBA. No AVA anterior, as ações eram difusas e boa parte das vezes, a versão estava desatualizada ou instável”.

Philipe Carvalho, assessor do Gabinete, detalhou que a plataforma funciona como uma sala de aula on-line e proporciona o desenvolvimento e distribuição dos conteúdos dos cursos do IFBA de Educação a Distância (EaD), quanto dos cursos que adotaram o modelo das Aenpe. “Trata-se de uma interface virtual que auxilia no desenvolvimento de atividades acadêmicas por parte de professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online”.

O assessor informou ainda que implementação do AVA Institucional respondeu a uma demanda estrutura de organização e de padronização das interfaces do IFBA para abrigar as ofertas dos cursos de Educação a Distância, quer do âmbito da Rede E-Tec (cursos técnicos profissionais), quer do Programa da Universidade Aberta do Brasil. No entanto, sua implementação também atendeu à necessidade de que o IFBA possuísse sua própria interface institucional com vistas às ofertas das Aenpe em 2020 nos seus 22 campi. Conforme relatou Jancarlos “O novo AVA tem servido como ambiente central para a oferta de atividades assíncronas das disciplinas dos cursos. Sem ele, a realização das Aenpe seria bem mais difícil e desarticulada”.

O  AVA é uma plataforma institucional amparada em um software livre, do tipo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment ( Moodle),  e desde a sua implementação, tem passado por atualizações constantes. Atualmente, conta com a versão 3.9 do Moodle,  a mais recente de sua série. Ainda assim,  Jancarlos reforça que “o objetivo é consolidar cada vez mais o AVA  institucional compatibilizando-o inclusive com outros sistemas acadêmicos como o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). A meta é convergimos cada vez mais as atividades à distância no IFBA” e que mesmo com a retomada das atividades presenciais, o AVA Institucional “sirva como suporte de toda a oferta de Educação à Distância que o IFBA vem a oferecer.

Philipe reitera da visão que o AVA mantenha a sua importância mesmo com a volta às atividades presenciais. Consideramos que o AVA Institucional será um dos legados das ações de contingência elaboradas pelo IFBA no contexto da Pandemia da COVID-19. Trata-se de um patrimônio virtual que permite servidores(as) e estudantes dinamizando o processo de ensino e aprendizagem ao permitir que conteúdos e experiências sejam acessadas e compartilhadas não apenas nos cursos da modalidade de ensino a distância, mas também para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.”, finalizou.

Matérias relacionadas:  Consup aprova resolução sobre atividades educacionais não presenciais emergenciais

IFBA cria Comitê Gestor de Educação a Distância

registrado em: , , ,