Atividades presenciais na Reitoria e Polo de Inovação serão retomadas gradativamente a partir de 22 de novembro
Foi publicada nesta segunda-feira (8), a Resolução ad referendum nº 32, de 8 de novembro de 2021, do Conselho Superior (Consup), que aprova o acionamento da Fase 1 do Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais da Reitoria e Polo de inovação. Assinado pelo reitor em exercício e presidente substituto do Consup, professor Jancarlos Lapa, o documento determina o acionamento da Fase 1 em consonância com Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, aprovado pelo Consup por meio da Resolução nº 28, de 28 de setembro de 2021. De acordo com o Plano, a Fase 0 corresponde à “suspensão total das atividades presenciais administrativas e acadêmicas” e, no caso da Reitoria, termina no próximo dia 21 de novembro.
No próximo dia 22 de novembro, segunda-feira, terá início a Fase 1 no âmbito da Reitoria e do Polo de inovação, com a suspensão parcial das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, e o “retorno semipresencial limitado a 25% do efetivo de servidores(as), de forma escalonada”.
O acionamento da primeira fase foi solicitado pelo Comitê Local (da Reitoria) Enfrentamento da Covid-19 através de processo SEI devidamente instruído, com os critérios e a definição dos servidores(as) e trabalhadores(as) terceirizados(as) que retornarão às atividades presenciais na Fase 1 do Plano de Retomada. A comunicação aos(às) servidores(as) que irão iniciar o retorno semipresencial no dia 22 está sendo feita pelos os(as) gestores(as) das respectivas áreas.
Anteriormente, os(as) gestores(as) já haviam dialogado com suas equipes, após a conclusão do levantamento feito pelo Comitê Local da Reitoria por meio de formulário eletrônico e respondido pelos(as) servidores(as) da Reitoria acerca do estágio de imunização, da existência ou não de comorbidades, e outros fatores determinantes para que o(a) trabalhador(a) seja considerado(a) apto(a) a retomar as atividades presenciais em segurança e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Plano de Retomada aprovado pelo Consup – documento que contempla as orientações científicas das autoridades sanitárias.
O Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais aprovado pelo Conselho Superior estabelece que todos os(as) servidores(as) e demais trabalhadores(as) das unidades do IFBA e estudantes que retornarão à atividade presencial, devem estar devidamente imunizados(as) “com quantidade de doses e interstício necessários para completar a fase de imunização, conforme recomendação de cada fabricante da vacina e orientações do Ministério da Saúde e da ANVISA”.
FASES 2, 3 e 4
De acordo com o estabelecido no Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, a Fase 2 corresponde à manutenção da “suspensão parcial das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, com retorno semipresencial limitado a 50% do efetivo de servidores(as) e estudantes, de forma escalonada”; na Fase 3 continuam suspensas parcialmente as atividades administrativas e acadêmicas presenciais, “com retorno semipresencial limitado a 75% do efetivo de servidores(as) e estudantes, de forma escalonada”. A última etapa de implementação do Plano, a Fase 4, corresponde ao “retorno completo das atividades administrativas e acadêmicas presenciais” no âmbito do IFBA.
“A mudança de fases pode ser progressiva ou regressiva, a depender do quadro epidemiológico, sendo vetado avançar mais de uma fase de cada vez”, determina o Plano aprovado pelo Consup.
Matérias relacionadas:
Consup aprova Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais no IFBA
IFBA discute retomada das atividades presenciais com representações estudantis