Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Associação brasileira oferece mentoria para interessados em estudar fora do Brasil

por Iali Moradillo publicado: 28/01/2021 10h07, última modificação: 28/01/2021 11h07

A Brazilian Student Association (Brasa) está oferecendo aos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica programa de mentoria para quem deseja cursar graduação ou pós-graduação em universidades americanas e europeias. Os interessados podem se inscrever, até 8 de fevereiro, clicando aqui. http://bit.ly/brasa-pré

A atividade, realizada virtualmente, é gratuita e voltada a estudantes de todos os perfis socioeconômicos. O programa de mentoria está formatado em palestras, com duração média de 90 minutos, onde estudantes que já foram selecionados por alguma instituição estrangeira compartilham suas experiências.

“De maneira prática, informal e inspiracional, explicamos aos estudantes e professores sobre o processo de candidatura para as universidades americanas e europeias através de uma visão objetiva e pessoal”, explica Guilherme Silveira, estudante de logística na Universidade Luterana do Brasil, formado no Programa de Leadership for Digital Transformation pelo MIT Professional Education e voluntário na Brasa.

Em um segundo momento, os interessados poderão participar do processo seletivo do programa gratuito de mentoria pré-universitária, com guias completos sobre o passo a passo para uma candidatura de sucesso em uma instituição de ensino superior fora do Brasil.

A Brasa é uma organização sem fins lucrativos que está presente em 90 universidades estrangeiras. Desde o início do programa, em 2015, mais de 540 alunos já foram mentorados.

Importante saber

No IFBA, a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Reitoria, é o setor responsável por articular contatos, estabelecer acordos de cooperação e convênios com instituições de ensino e pesquisa internacionais. As informações sobre os acordos já firmados podem ser acompanhadas na página da Assessoria.

Quando um estudante do IFBA é selecionado por algum edital interno da Arinter, todo o processo de candidatura à instituição estrangeira é acompanhado pelo setor. Algumas seleções preveem apoio financeiros para itens específicos, como passagens e hospedagens. Os editais especificam o que é coberto. Em casos específicos caso o estudante não possa arcar com algumas despesas, é possível conseguir junto ao próprio campus, via assistência estudantil.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em: , , ,