Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aplicativo para checar notícias é lançado por projeto de extensão do campus Seabra
conteúdo

Notícias

Aplicativo para checar notícias é lançado por projeto de extensão do campus Seabra

por Helen Sampaio publicado: 12/02/2021 17h48, última modificação: 12/02/2021 17h58

Desenvolvido, desde setembro de 2020, e contemplado no edital nº 06/2020 da Pró-reitoria de Ensino (Proen), o aplicativo Checker News foi lançado na última segunda-feira (8). A iniciativa é um dos desdobramentos do projeto de extensão Checker News: Combatendo a perpetuação das notícias falsas na internet sobre a Covid-19, desenvolvido pelas (os) estudantes do curso de informática do campus Seabra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Raiane Brandão, Laura Rodrigues e Styves Miranda, sob a orientação da professora de física, Rafaelle Souza.

“Digital, gratuito e disponível na palma da mão”, como os integrantes do projeto o definem, o aplicativo permite a checagem, em tempo real, da veracidade de notícias, além da possibilidade de contato com a equipe de programadores de forma individual e personalizada. A ferramenta está disponível para aparelhos compatíveis com o sistema Android e o download pode ser realizado na loja virtual.

              Interface app Checker News

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E COMBATE ÀS FAKE NEWS - A equipe do Checker News iniciou suas atividades, visando promover a Educação Científica e o combate às fake news, no perfil do Instagram @fisica_contextualizada. Após a repercussão das postagens e dicas aos usuários, ganharam destaque no Concurso Latinoamericano de Projetos em Ciência e Tecnologia, promovido pela Sociedade Latinoamericana de Ciência e Tecnologia Aplicada A.C. (SOLACYT) com o apoio do concurso internacional de projetos de informática (INFOMATRIX) e a organização Iberoamericana de Ciências; no Salão UFRGS Jovem; na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit). Com esse resultado positivo, garantiu ainda a credencial para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 15 e 27 de março e onde serão apresentados o guia educativo e aplicativo produzidos pelas (os) pesquisadores. A equipe ainda publicou o artigo Divulgação Científica na luta contra notícias falsas em tempos de Covid-19, na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.

 “Do ponto de vista da funcionalidade, o aplicativo representa um grande ganho para a comunidade local e para além dela. Seu objetivo é estimular a sociedade a agir de forma crítica ao receber e compartilhar uma notícia. Considero uma maneira inteligente de viabilizar o acesso remoto à informação”, enfatiza Rafaelle. Ainda de acordo com a professora, após a participação na Febrace, a equipe pretende lançar atualizações no app, incluir o sistema IOS e promover ações mais próximas da comunidade de modo a destacar a importância do acesso à informação.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas pelo e-mail fisicacontext@gmail.com.

Notícias relacionadas: Projeto 'Checker News' ganha prata em concurso latinoamericano e aposta nas redes sociais e tecnologias para incentivar o interesse pela Ciência

Projeto do IFBA de combate às fake news repercute em eventos científicos do Nordeste e nacionais