Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberta a pré-seleção para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program)

Notícias

por Janaina Marinho publicado: 27/02/2021 08h27, última modificação: 27/02/2021 08h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) está com inscrições abertas, nos dias 3 e 4 de março, para a pré-seleção de estudantes de graduação no Processo Seletivo do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudo financiadas pelo Governo Canadense. As inscrições deverão ser realizadas por meio eletrônico de acordo com as instruções do edital nº 002/2021/Arinter/IFBA disponível aqui

Para participar da pré-seleção, o estudante deve ser cidadão brasileiro ou possuir cidadania de um dos países elegíveis pelo programa; ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado e com frequência em um dos cursos Graduação do IFBA; ter concluído, no mínimo, 20% e, no máximo, 90% do seu curso de graduação no IFBA no momento da candidatura, conforme declaração do Coordenador do respectivo curso; apresentar rendimento mínimo de 60% nas disciplinas cursadas (média global); não ter recebido bolsa para este programa nas seleções anteriores.

O período de estudos para bolsas é de quatro meses (de setembro de 2021 até abril de 2022) e a bolsa é no valor de $7.200 CAD, para cobrir os custos com passagens aéreas, seguro saúde, livros e materiais escolares, alimentação e estadia. Os dois candidatos melhor classificados no processo de pré-seleção terão suas candidaturas enviadas para a instituição canadense conveniada, com a solicitação de que sejam submetidas ao ELAP.

O ELAP é um programa de apoio ao desenvolvimento do capital humano e da próxima geração de Líderes das Américas, através do fortalecimento dos vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá e da América Latina e Caribe. Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são relacionados à governança democrática, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico da região.

registrado em: , , , ,