Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > ‘Diálogos para o Futuro’ é tema da II Jornada de Extensão do IFBA, que homenageia Paulo Freire
conteúdo

‘Diálogos para o Futuro’ é tema da II Jornada de Extensão do IFBA, que homenageia Paulo Freire

A principal novidade da edição deste ano é o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão do IFBA (PIBIEX).
publicado: 13/10/2021 08h07, última modificação: 14/10/2021 08h46

Estão abertas as inscrições para a II Jornada de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que será realizada entre os próximos dias 26 e 29 de outubro e terá transmissão pelo canal da TV IFBA no YouTube (www.youtube.com/c/TVIFBA). Diálogos para o Futuro é o tema do evento, que este ano homenageia o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, em seu centenário, celebrado no último dia 19 de setembro.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site do evento (www.even3.com.br/iijornadadeextensaoifba), que reúne as informações sobre a programação completa da Jornada. Os certificados serão emitidos mediante inscrição prévia no site do evento.

Serão quatro dias de atividades de formação e intenso debate acerca dos rumos da Extensão no IFBA. A Jornada terá início no dia 26 com a conferência “Paulo Freire: extensionismo, comunicação e atualidade do legado”, às 18h30, a ser ministrada pelo professor Jason Mafra, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire. A abertura da II Jornada de Extensão do IFBA contará com a participação da reitora Luzia Mota e da pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira.

O evento será encerrado com o II Fórum de Coordenadores de Extensão do IFBA, que será realizado às 18h30 do dia 29 de outubro. A principal novidade da edição deste ano é o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão do IFBA (PIBIEX), que visa dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no programa através do protagonismo dos bolsistas e acontecerá a partir das 10h do dia 28.

Idealizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em 2020, a Jornada de Extensão do IFBA tem o intuito de promover a integração dos campi e refletir criticamente sobre as bases e fundamentos do fazer extensionista na instituição. A edição deste ano será pautada pelos diálogos sobre as experiências empreendidas ao longo de 2020, “bem como projetar uma política extensionista verdadeiramente popular, democrática, de caráter pedagógico e que pense um futuro possível para todos”, esclarece a Proex.

De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Soraia Brito, "a ideia é que ao longo desse período possamos, juntamente com os territórios e demais atores da sociedade, refletir sobre como estamos, o que alcançamos, os desafios e o quanto caminhamos na trilha rumo a uma extensão dialógica, transformadora, engajada na luta pela equidade e justiça social”. Na avaliação da Proex, nesse sentido, nada é mais adequado do que “invocar o legado teórico e prático de Paulo Freire”, sua crítica ao verticalismo do conhecimento, a ação pedagógica radical, libertadora, dialógica, democrática pensada para a autonomia dos sujeitos, “perspectivas integralmente alinhadas com o projeto político de extensão empreendido pela Proex do IFBA, a partir de 2020”.

SERVIÇO

O que: II Jornada de Extensão do IFBA: Diálogos para o Futuro.

Quando: 26 a 29 de outubro de 2021

Onde: Canal da TV IFBA no YouTube (www.youtube.com/c/TVIFBA)

 Matérias relacionadas: 

Centenário de Paulo Freire: Homenagem ao Patrono da Educação Brasileira, mundialmente respeitado, estudado e reverenciado

IFBA realiza I Jornada de Extensão a partir do próximo dia 14