Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Três cursos do IFBA conquistam nota máxima no Enade 2019

Três cursos do IFBA conquistam nota máxima no Enade 2019

70% dos cursos de graduação do IFBA cujos estudantes fizeram prova do Enade no ano passado obtiveram notas 4 e 5. Três das 10 graduações avaliadas pelo MEC conquistaram nota máxima.
por Bárbara Souza publicado: 03/11/2020 11h29, última modificação: 03/11/2020 19h58

Dois cursos do campus Salvador (Engenharia Química e Tecnologia em Radiologia) e um do campus Eunápolis (Engenharia Civil) conquistaram nota máxima na edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o IFBA oferece 48 cursos de nível superior, sendo 43 deles na modalidade presencial.

Em 2019, estudantes de dez cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) fizeram a prova do Enade. Quatro deles obtiveram nota 4, na escala de 1 a 5, três deles do campus Vitória da Conquista: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental. O curso de Engenharia Elétrica do campus Salvador também conquistou nota 4.

“Os resultados obtidos por nossos cursos no Enade 2019 confirmam a solidez da qualidade do ensino do IFBA e a expertise pedagógica da Instituição na formação de excelência nas engenharias. Quero destacar também um outro aspecto: o êxito obtido por cursos de diversos campi, que é um motivo a mais para celebrarmos o desempenho dos nossos estudantes no Enade”, declara a reitora Luzia Mota.

ÍNDICE GERAL

Todos os cursos universitários de instituições públicas e particulares do Brasil são avaliados a cada três anos pelo Ministério da Educação. Os indicadores globais de qualidade do IFBA serão divulgados em dezembro pelo MEC. Trata-se do IGC (Índice Geral de Cursos) e do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que são indicadores produzidos a partir dos resultados do Enade, realizado anualmente com diferentes grupos de cursos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. De acordo com informações da Pró-Reitoria de Ensino, nos anos de 2017 e 2018, o IGC do IFBA obteve nota 4.

Os cursos de Engenharia Mecânica (Salvador), Engenharia Elétrica (Paulo Afonso) e Engenharia de Alimentos (Barreiras) tiveram nota 3 no Enade 2019.