Setembro Surdo Intercampi acontece no dia 30
Setembro é um mês especial para a Comunidade Surda brasileira por concentrar datas importantes relacionadas às suas lutas e conquistas. É neste mês que tradicionalmente se concentram ações pela garantia de direito à educação das pessoas surdas, conforme preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras. Por esta razão, os campi Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença se uniram para realizar a primeira edição do evento Setembro Surdo Intercampi do IFBA, que acontece no próximo dia 30 de forma on-line.
Com o tema “Surdez, Diversidade, Diferença e Resistência”, o evento apresenta uma programação variada, que inclui com palestras, minicursos e mesas de debates durante todo o dia. O evento é aberto e gratuito e para participar, e ter direito à certificação, basta fazer a inscrição clicando aqui.
Datas importantes
- Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade, a lembrança do Congresso de Milão (1880), quando foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos, reforça a importância de avanços nesta área.
- Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. francês surdo Eduard Huet, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines) - Rio de Janeiro.
- Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
- Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
Programação
- Introdução a Artes Visuais (Ministrado por Ivanildo de Medeiros Oliveira)
- Introdução à interpretação/tradução de música na prática (Ministrado por Maria Nacelha Oliveira)
- Introdução à LIBRAS (Ministrado por Márcia Rebeca de Oliveira)
- Literatura na perspectiva das identidades e culturas surdas (Ministrado por Agda Medrado e Maynara Costa de Campos)
- Metodologia de Ensino na Literatura Surda (Ministrado por Anna Paula Conceição)
- Quer "Ver" uma história legal?! Vem que eu te conto... em LIBRAS (Ministrado por Gabriela Souza)
- Surdez, Memória e Estudos Afrobrasileiros (Ministrado por Wermerson Meira Silva)
*Matéria elaborada em parceria com a comunicação dos campi Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença