Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Setembro Surdo Intercampi acontece no dia 30

Setembro Surdo Intercampi acontece no dia 30

Evento acontece de forma on-line e envolve seis campi do Instituto: Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença
publicado: 24/09/2020 08h59, última modificação: 24/09/2020 09h01

Setembro é um mês especial para a Comunidade Surda brasileira por concentrar datas importantes relacionadas às suas lutas e conquistas. É neste mês que tradicionalmente se  concentram ações pela garantia de direito à educação das pessoas surdas, conforme preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras.  Por esta razão, os  campi  Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença se uniram para realizar a primeira edição do evento  Setembro Surdo Intercampi do IFBA, que acontece no próximo dia 30 de forma on-line.

Com o tema “Surdez, Diversidade, Diferença e Resistência”, o evento apresenta uma programação variada, que inclui com palestras, minicursos e mesas de debates durante todo o dia. O evento é aberto e gratuito e para participar, e ter direito à certificação, basta fazer a inscrição clicando aqui.

Datas importantes

• Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade, a lembrança do Congresso de Milão (1880), quando foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos, reforça a importância de avanços nesta área.
  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. francês surdo Eduard Huet, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines) - Rio de Janeiro.
  • Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
  • Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

10h - Mesa de Abertura
10h30 - Mesa 01: “Ensino remoto na pandemia do COVID-19: relatos de experiências surdas"
Palestrantes: Prof. Dr. Bruno Pierin Ernsen, Profa. Esp. Verena Gila Fontes, Prof. Cristian Armentano Penas Seara
12h - Pausa para almoço