Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Seminário interno aborda metodologias e métodos de ensino e aprendizagem não presenciais
conteúdo

Notícias

Seminário interno aborda metodologias e métodos de ensino e aprendizagem não presenciais

por Helen Sampaio publicado: 02/09/2020 17h54, última modificação: 02/09/2020 18h35

“Reencontrar: organização e planejamento para o ensino não presencial” é o tema do Seminário do Fórum de Diretores/as de Ensino do IFBA, que reúne, virtualmente, a equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), diretores de ensino e coordenadores de cursos, até a próxima sexta-feira (4).

A iniciativa é organizada pela pró-reitoria, através da Diretoria de Políticas Educacionais e dos departamentos de Ensino Técnico, Superior e de Seleção de Estudantes; em parceria com os diretores de ensino da Instituição. 

Ao longo da programação, serão abordados eixos temáticos referentes às metodologias e métodos de ensino e aprendizagem, avaliação e inclusão, no contexto das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE), aprovadas na Resolução nº 19/2020 e as diretorias de ensino apresentarão suas experiências no ensino não presencial desenvolvidas no limite dos 20% previstos na Resolução nº 07/2020.

“É uma oportunidade para que diante dos desafios e dos limites no modelo não presencial no IFBA, os/as diretores/as de ensino assumam o protagonismo da reflexão coletiva para a construção de soluções de compromisso possíveis e de caráter emergencial para a redução dos danos acadêmicos provocados pela suspensão das atividades presenciais em seus campi”, afirma o pró-reitor de ensino, Philipe de Carvalho, que pontua ainda a capacidade de articulação entre reitoria e os campi para a superação dos problemas.

O seminário teve sua abertura ontem (1º), às 14h, com a temática “Organização e Planejamento para o ensino não presencial emergencial”, com a participação do pró-reitor de ensino do Instituto Federal do Ceará, Reuber de Santiago, que compartilhou a experiência do IFCE na implantação do ensino não presencial.Nesta quarta-feira (2), a discussão ficou em torno das “Metodologias e métodos de ensino-aprendizagem no IFBA: ensino superior e técnico”, com as participações do pró-reitor de ensino do IFBA e dos professores Igor Gomes Santos e Dielson Hohenfeld.

As temáticas “Avaliação” e “Inclusão” comporão o penúltimo dia (3) do seminário, e serão conduzidas pelas professoras Mariana Fernandes e Sandra Samara, respectivamente, dos campi Eunápolis e Barreiras. Finalizando a programação, na sexta-feira (4), o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro Paraná), Danilo Sande, abordará “Metodologias Ativas (gamificação) e Ambientes Virtuais de Aprendizagens”.