Reitoria prepara ação solidária de atenção e acolhimento a servidores/as aposentados/as
A coordenação de atendimento psicossocial (Copsi), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), está iniciando as atividades de um programa de atenção voltado aos servidores aposentados. Inicialmente, o programa vai mapear as necessidades de cerca de 500 antigos servidores do Instituto e depois vai recolher doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e de higiene pessoal, além de álcool gel.
No mês de maio, os aposentados receberão ligações telefônicas para responder a um questionário, que permitirá mapear quem está em situação de vulnerabilidade social e quais as necessidades. Depois será divulgado o cronograma de recebimento das doações, que ocorrerá na reitoria, no Canela, no esquema drive thru. As doações serão entregues, em junho, a um representante familiar ou levadas às residências.
A proposta surgiu no Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Covid-19) e integra o Programa de Atenção à saúde do servidor. Segundo Fernanda Dautro, uma das envolvidas no projeto, o Programa é formado por várias etapas para promover a saúde dos servidores de diversas formas, com uma atenção psicossocial . “São várias as ações a serem executadas. Em meio a esse estado de pandemia é necessário estreitar laços de solidariedade àqueles que contribuíram e partilharam uma jornada de vida conosco”, afirma a assistente social.