Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Projeto do IFBA Campus Juazeiro doa mais de 300 litros de álcool em gel para instituições públicas da região

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o projeto prevê a produção e doação de álcool em gel para outras instituições, além das que já beneficiadas na primeira etapa, como a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o Hospital Universitário da Univasf, referência no tratamento da covid-19 na região.
por Bárbara Souza publicado: 06/10/2020 10h39, última modificação: 06/10/2020 11h20

Na última quarta-feira (30), Secretaria de Saúde de Juazeiro, o Hospital Universitário da Univasf e o IFBA receberam, juntos, a doação de mais de 300 litros de álcool em gel 70° INPM produzidos e distribuídos pelo Projeto “Contribuição do IFBA na produção de sanitizantes para atuação no combate à Covid-19 na região do Vale do São Francisco”, desenvolvido em parceria pelo campus Juazeiro do IFBA e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

“Nesse primeiro lote, fizemos uma produção de 300 litros e distribuímos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro [mais de 100 litros], para o Hospital Universitário da Univasf [114,5 litros] e também para uso do IFBA [116 litros]. No segundo momento, esperamos produzir também mais 300 litros de álcool, e queremos doar também para a Secretaria de Saúde de Petrolina”, explica o professor Fernando Paixão, diretor do campus Juazeiro e coordenador do projeto, ao destacar que o Hospital Universitário da Univasf é referência no tratamento da covid-19 na região. As doações foram entregues pelos professores Severino Gomes e Fernando Paixão, ambos do campus Juazeiro.

Fernando relata que o projeto começou com as atividades de enfrentamento ao novo coronavírus quando foi lançado pelo IFBA o Edital nº 11/2020, de 24 de junho de 2020, de apoio financeiro a projetos de pesquisa e extensão para prevenção e enfrentamento da covid-19.

“Fizemos uma parceria com a Univasf para podermos adquirir os insumos e a produção ser feita pela Univasf, no laboratório de farmácia, e distribuir álcool em gel e álcool glicerinado para instituições públicas da região. Nós temos laboratórios, mas não teríamos condição de produzir essa quantidade de álcool.”, conta.

VÍRUS ELIMINADO EM 30 SEGUNDOS

A pesquisadora e professora de química Maria Lair Sabóia, do campus Juazeiro, lembra que desde o início da pandemia são recorrentes as notícias sobre a falta de insumos básicos, “que tem ocorrido devido à elevada demanda urgente de materiais”, para uso dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19.  Devido à escassez de tais insumos, “muitos destes profissionais têm estado ainda mais vulneráveis”.

A docente também destaca que o IFBA, como instituição pública que atende a comunidade – no ensino, mas também na pesquisa e extensão -, tem o papel de ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. “Por esse motivo, no unimos à Univasf, para contribuirmos na produção de álcool que está sendo destinado especialmente as instituições públicas da região do Vale do São Francisco”, explica, ao ressaltar que o álcool em gel é um produto cotidiano e de uso prático para as pessoas, e que tem sua eficiência em cerca de 30 segundos de “correta higienização das mãos”. Ou seja, o álcool mata o coronavírus em meio minuto, desde que seja usado corretamente e na quantidade suficiente para que a pessoa possa ficar entre 20 e 30 segundos esfregando as mãos no procedimento já popularizado durante a pandemia. “Mas não é qualquer álcool. É o álcool a 70° INPM, que é o recomendado pela Anvisa e pelos órgãos competentes”, alerta a pesquisadora.

“Esse projeto tem uma dimensão muito importante porque estamos contribuindo com essas entidades que fazem o enfrentamento direto da covid-19 da forma que a gente pode contribuir. A gente está doando os insumos para quem pode produzir e a gente faz também a entrega para que a sociedade, as pessoas quando procuram as unidades da Secretaria de Saúde, possam ser beneficiadas, tanto quanto os trabalhadores e trabalhadoras da saúde”, declara o coordenador do projeto, Fernando Paixão, ao destacar que, para o IFBA, o álcool em gel também representa uma contribuição para as medidas de proteção à saúde da comunidade acadêmica. “Acrescento ainda que temos um curso de Segurança do Trabalho, que está na área da Saúde, e fazer essas parcerias com outras instituições públicas é também convergente com o papel social que o IFBA tem como instituição”, conclui.

CARTILHA

Formada por docentes e estudantes do IFBA e da Univasf, a equipe do projeto também produziu uma cartilha informativa, em formato digital, sobre a doença causada pelo novo coronavírus.  Ilustrada e com linguagem simples, a publicação reúne informações sobre sintomas, cuidados, produtos de limpeza e higienização recomendados pela Anvisa, mitos e verdades acerca da covid-19.

O texto da cartilha foi produzido por estudantes do campus Juazeiro que são bolsistas do projeto: Luís Carlos Santos, Valkiria Cabral Lima e Clóvis Damião dos Santos. A diagramação foi feita por Janaína Teixeira Amorim, também aluna do Instituto e as professoras Joyce da Cunha Gonsalves (Univasf) e Maria Lair Sabóia (IFBA-Juazeiro) foram responsáveis pela revisão de texto.