Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Pró-Reitoria de Extensão realiza ações para aposentados do IFBA e pessoas idosas
conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão realiza ações para aposentados do IFBA e pessoas idosas

Aberto à comunidade externa, o projeto da Proex vai promover lives a partir do próximo dia 05 de agosto, com transmissão pela TV IFBA
publicado: 28/07/2020 12h35, última modificação: 28/07/2020 21h45

A partir da próxima semana, lives concebidas para o público de servidores(as) do IFBA que já se aposentaram e pessoas idosas interessadas serão realizadas pelo Projeto ‘Ativ-idade: Conexão, Inclusão e Acolhimento aos Aposentados em Tempo de Pandemia’. As lives vão acontecer sempre às 16 horas e serão transmitidas pela TV IFBA (https://www.youtube.com/tvifba).  

A primeira live será apresentada às 16h do dia 05 de agosto, quarta-feira, e vai abordar a Saúde Mental do Aposentado em tempo de Pandemia e será conduzida pela professora Ana Vilela Mendes Brandino, pós-doutora em Epidemiologia dos Transtornos Mentais e docente da Pós-Graduação em Gerontologia e da Graduação em Psicologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Ana Vilela é também líder do Núcleo de Pesquisa sobre o Envelhecimento - NEPE/UCSal. 

 

DATA

TEMA

1ª live 

05/08/2020

 Saúde Mental do Aposentado em Tempo de Pandemia

2ª live 

12/08/2020

 Atividade Física para a Melhor Idade

3ª live

19/08/2020

 Nutrição e alimentação

4ª live

26/08/2020

 Tecnologias Digitais

5ª live 

02/09/2020

 Sarau

Elaborado pelo Departamento de Ações Culturais, Esporte e Lazer (Dacel) e o Núcleo de Produção Digital (NPD), vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Departamento de Qualidade de Vida (Dequav), o  projeto "é uma das frentes de enfrentamento à pandemia, refletida a partir de uma sensibilização entre Gabinete, Dequav e a Proex", explica Soraia Brito, que chefia o Dacel.  

O objetivo do Projeto Ativ-idade: conexão, inclusão e acolhimento em tempos de pandemia é promover o acolhimento e qualidade de vida dos(as) aposentados(as) do IFBA e pessoas idosas, a partir da interação social virtual. A proposta é fomentar agentes motivadores que atuem junto a outros(as) aposentados(as) e idosos(as) dando incentivo e orientação no uso e possibilidades das ferramentas digitais, promovendo a saúde integral e a criação de uma rede de relação entre os aposentados.

O público prioritário são servidores(as) aposentados(as) do IFBA, mas a ação será aberta e amplamente divulgada para que o público externo também tenha acesso às ações do projeto. A intenção é que as ações envolvam a participação de um amplo número de servidores(as) aposentados(as) e pessoas idosas externas à comunidade do Instituto.